Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Salários em instituições financeiras devem prevenir "riscos de conduta"

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) recomenda que a remuneração dos colaboradores das instituições financeiras deverá ser estruturada de forma a gerar incentivos adequados e a prevenir riscos de conduta para os bancos, foi hoje divulgado.

Salários em instituições financeiras devem prevenir "riscos de conduta"
Notícias ao Minuto

23:26 - 07/10/16 por Lusa

Economia EBA

De acordo com as orientações da EBA sobre as políticas e práticas de remuneração dos colaboradores envolvidos na venda de produtos e serviços bancários de retalho, divulgadas hoje pelo Banco de Portugal, "a remuneração dos colaboradores deverá ser estruturada de forma a gerar incentivos adequados e a prevenir riscos de conduta para as instituições".

Estes princípios deverão aplicar-se a todo o tipo de remuneração dos colaboradores envolvidos na venda de produtos e serviços bancários, incluindo a não pecuniária, e deverão entrar em vigor a 13 de janeiro de 2018, segundo a nota divulgada pelo regulador.

A EBA recomenda às instituições que assegurem "um rácio entre as componentes fixa e variável da remuneração dos colaboradores que gere incentivos adequados, incluindo, se necessário, a possibilidade de não pagamento da componente variável".

Os bancos devem também ter "em consideração critérios quantitativos e qualitativos na avaliação do desempenho dos colaboradores para efeito da determinação da componente variável da remuneração, que assegurem que os direitos dos consumidores são devidamente ponderados", indica a EBA, acrescentando que as remunerações não devem estar ligadas "apenas a objetivos quantitativos de venda de produtos e serviços bancários ou à promoção da venda de um produto em detrimento de outro".

"É também requerido que as políticas e práticas de remuneração sejam simples, claras e que estejam documentadas (guardadas por um período mínimo de cinco anos)", assinala a EBA.

As orientações daquele organismo europeu estabelecem ainda que o desenho, implementação e monitorização das políticas e práticas de remuneração devem ter o envolvimento dos órgãos das instituições responsáveis pelo controlo interno e gestão de risco, devendo estas políticas e práticas ser reavaliadas, pelo menos, uma vez por ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório