Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

OE2017 realça incentivos à "fixação de empresas no Interior"

O ministro-adjunto realçou hoje, em Oliveira do Hospital, que a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2017 inclui medidas de incentivo à instalação de empresas no interior.

OE2017 realça incentivos à "fixação de empresas no Interior"
Notícias ao Minuto

17:29 - 07/10/16 por Lusa

Economia Eduardo Cabrita

"O próximo Orçamento do Estado trará aqui algumas novidades", afirmou Eduardo Cabrita, ao intervir na sessão solene comemorativa do feriado local daquele município do distrito de Coimbra.

O OE de 2017 "marcará a diferença ao estabelecer medidas de discriminação positiva para a fixação de empresas no interior" do país, sublinhou.

Ao defender a necessidade de o interior, com os chamados territórios de baixa densidade demográfica, "ser olhado como aposta na competitividade", o ministro-adjunto enalteceu o programa nacional de coesão territorial, proposto em setembro ao Governo pela Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI).

"Não serão apenas mais alguns estudos e relatórios" que o executivo de António Costa analisa "e depois nada acontece", assegurou Eduardo Cabrita, salientando a importância de concretizar o trabalho da UMVI, coordenada por Helena Freitas, antiga vice-reitora da Universidade de Coimbra.

Na sua opinião, "são necessárias medidas concretas" para inverter a situação a que chegou o interior, com algumas zonas atingidas pelo êxodo das populações, sem abrandamentos, desde pelo menos o início do século XX.

Para Eduardo Cabrita, assim "se constrói uma verdadeira agenda para o interior" de Portugal.

Por sua vez, o presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, pediu ao ministro para interceder no Governo para que as obras de melhoramento da estrada da Beira sejam adjudicadas, como previsto há vários meses, e para que seja terminada a construção do IC6, parada há anos no concelho de Tábua.

José Carlos Alexandrino, que cumpre o segundo mandato na autarquia, após eleição pelo PS, em 2009 e 2013, defendeu que o IC6 deve ser prolongado, numa primeira fase, pelo menos "até à zona industrial" de Oliveira do Hospital.

"É preciso um sinal claro deste Governo" para que o IC6 seja concluído, acentuou.

O autarca exigiu ainda que sejam "devolvidas ao Tribunal de Oliveira do Hospital as competências roubadas" pelo primeiro executivo de Pedro Passos Coelho.

Numa cerimónia realizada na Casa da Cultura César Oliveira, a autarquia homenageou vários cidadãos do concelho, alguns deles a título póstumo.

Com a medalha de ouro, a mais alta distinção municipal, foram distinguidos o internacional de futebol Carlos Martins e a professora universitária Dulce Pássaro, ex-ministra do Ambiente e Ordenamento do Território num governo de José Sócrates.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório