Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Quer importar bens do Reino Unido? Aproveite agora

A moeda britânica está a um pequeno passo de voltar aos níveis em que esteve após a queda do Lehman Brothers. A distância cada vez maior entre Reino Unido e parceiros europeus deixa antever um futuro muito difícil.

Quer importar bens do Reino Unido? Aproveite agora
Notícias ao Minuto

14:30 - 07/10/16 por Bruno Mourão

Economia Divisas

As perdas da libra esterlina nos dias que se seguiram ao referendo do Brexit preocuparam o mundo, mas depois da instabilidade inicial, os problemas graves que a maior parte dos economias previa pareciam estar afastados. No entanto, as declarações de Theresa May a assumir a vontade de dar início ao duro processo de saída da União Europeia já em março do próximo ano reacenderam os receios dos investidores e colocaram a libra mais uma vez em rota descendente. 

Para piorar as perdas da última semana e meia, um misterioso crash de dois minutos na sessão asiática dos mercados de divisas fez a moeda britânica renovar mínimos de 31 anos face ao dólar e quase atingir a paridade com o euro. A sessão europeia trouxe uma ligeira recuperação, mas a tendência negativa mantém-se. 

A queda face ao euro é neste momento de 0,678% e leva a libra a níveis que já não se viam desde 1 de julho de 2011. Basta que a moeda britânica desça mais um pouco para voltar ao valor que tinha logo após a queda do Lehman Brothers e o início da Grande Recessão de 2009. 

Na comparação com o dólar, a libra continua a renovar os mínimos de 31 anos que já tinha atingido no início da semana e ameaça cair ainda mais nos próximos meses.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório