Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Contabilistas apontam "aspetos positivos" no regime de dívidas ao Fisco

O novo regime para regularizar as dívidas fiscais e à Segurança Social aprovado pelo Governo tem aspetos que "podem ser positivos", sobretudo para as empresas, disse hoje à Lusa fonte da Ordem dos Contabilistas Certificados.

Contabilistas apontam "aspetos positivos" no regime de dívidas ao Fisco
Notícias ao Minuto

13:13 - 07/10/16 por Lusa

Economia Ordem

"Este plano difere ligeiramente dos outros e tem um ponto muito positivo que é o facto de ter um plano discricional -- nem todos os perdões de dívida anteriores o tiveram -- permitindo que as empresas que estão numa fase insustentável e com problemas de tesouraria possam aderir", disse à Lusa Paula Franco, assessora da bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados.

A mesma responsável defendeu que a medida extraordinária, anunciada no Conselho de Ministros na quinta-feira, introduz o regime de pagamento das dívidas a prestações e não obriga à apresentação de garantias, o que pode tornar a regularização "mais viável" para a maioria das pequenas e médias empresas.

"Infelizmente, já verificamos no passado que, em Portugal, as coimas e os juros agravam a situação, e quando uma empresa entra em incumprimento gera-se uma 'bola de neve' com incumprimentos atrás de incumprimentos. Portanto, estas medidas acabam por salvaguardar a viabilidade das empresas", frisou.

Para Paula Franco, o perdão de dívida levanta sempre questões relacionadas com os "cumpridores que acabam por ficar prejudicados por terem cumprido" mas, por outro lado, frisou, permite às empresas "viabilidade e sustentabilidade", o que acaba também por beneficiar os contribuintes.

Paula Franco referiu ainda que a medida pode ser encarada como um perdão de dívida mas não de um perdão de imposto.

"Há efetivamente uma redução dos juros e das custas e, eventualmente, das coimas, caso venham a ser abrangidas. Há uma questão de semântica. Efetivamente, se um contribuinte quiser saber quais são as suas dívidas e tirar um plano de pagamento, tem incluído os juros e tudo aquilo que seja acrescido. Não há dúvida de que há aqui um perdão de dívida fiscal, não há perdão de imposto", acrescentou.

O Conselho de Ministros aprovou hoje um regime especial para reduzir as dívidas fiscais e à Segurança Social, podendo os contribuintes ficar isentos de juros se pagarem toda a dívida ou beneficiarem de reduções se optarem pelo pagamento em prestações.

O primeiro-ministro afirmou hoje que "não vai existir nenhum perdão fiscal", garantindo que o objetivo da medida é criar condições para que as empresas possam pagar, mas "sem perdão daquilo que devem".

"O Estado deu um passo importante ao aliviar a pressão das dívidas fiscais de muitas empresas relativamente à Segurança Social e à Administração Fiscal. Não se trata de nenhum perdão fiscal, porque quem deve vai ter que pagar aquilo que deve", disse António Costa, durante a iniciativa COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, que decorreu no Montijo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório