Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Portugal desce 4 posições no ranking sobre sustentabilidade de pensões

Portugal desceu quatro posições entre 2014 e 2016 no 'ranking' da Allianz relativo à sustentabilidade das pensões, ocupando a 42.ª posição de uma lista de 54 países em 2016, divulgou hoje a companhia de seguros e gestora de ativos.

Portugal desce 4 posições no ranking sobre sustentabilidade de pensões
Notícias ao Minuto

14:43 - 06/10/16 por Lusa

Economia Allianz

Países como Espanha (45), China (53) ou Tailândia (54) ficaram atrás de Portugal, numa lista onde a Austrália, a Dinamarca, a Suécia, a Holanda e Noruega se apresentam com os sistemas de pensões mais sustentáveis.

Apesar da queda de Portugal, assim como da Croácia, Irlanda, Itália, Rússia e Suíça, segundo a Allianz, desde 2014, um número substancial de países melhorou a sustentabilidade dos respetivos sistemas de pensões

O Allianz Pensions Sustainability Index 2016 foi realizado em 54 países.

"Apesar das populações estarem a envelhecer mais rapidamente do que o previsto anteriormente, as reformas efetuadas estão a conduzir as pensões para um caminho mais sustentável", destaca o estudo.

De acordo com a responsável pela divisão internacional dos sistemas de pensões, Brigitte Miksa, citada na nota, "as reformas de pensões iniciadas em muitos países há uma década -- aumento da idade de reforma, diminuição dos benefícios em linha com o aumento da esperança de vida -- começam agora a dar os seus frutos. O comportamento social também mudou, à medida que as pessoas foram reagindo aos incentivos oferecidos e que resultam das reformas efetuadas".

No caso português, a demografia é apontado como o fator que mais "pesa" sobre o sistema de pensões do país, destaca a Allianz.

"Em Portugal, a idade de reforma aumentou de 65 para 66 em 2014 e vai continuar a depender de mudanças futuras na esperança de vida", destaca o estudo.

"É necessário fazer mais para tornar o sistema de pensões mais sustentável, em especial porque espera-se um envelhecimento populacional mais rápido nas próximas décadas", explica a autora do relatório Mylène Sabatini, igualmente citada na nota.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório