Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Fim da euforia em torno de Trump está a afundar o ouro

O candidato republicano à Casa Branca tem estado umbilicalmente ligado às recentes variações do metal mais valioso do mundo. O preço variou de forma inversamente proporcional ao sucesso do multimilionário nos últimos meses.

Fim da euforia em torno de Trump está a afundar o ouro
Notícias ao Minuto

13:47 - 06/10/16 por Bruno Mourão

Economia Matérias-Primas

A semana em que se celebra a implantação da República em Portugal é apenas mais uma semana para os mercados, que não param de dar indicações sobre a economia e a política mundial. 

Se na Europa é a banca a grande causadora dos altos e baixos, do outro lado do Atlântico há um fator que surge acima de todos os outros na mente dos investidores: a candidatura de Donald Trump à presidência norte-americana. 

Pelo discurso radicalizado e tendências económicas protecionistas, Trump é visto como um inimigo mortal da economia. Apesar da vida profissional ligada ao mundo dos negócios, a eleição do multimilionário é vista com péssimos olhos pelos mercados e cada vez que as sondagens dão vantagem ao candidato republicano, as reações são imediatas: o ouro sobe de valor, com a corrida do compradores para obterem uma maior segurança de longo prazo e salvaguardarem os investimentos das possíveis políticas económicas de Donald Trump. 

Visto que Hillary Clinton e o seu candidato a vice-presidente, Tim Kaine, ganharam de forma incontestável os debates diretos com Trump e Mike Pence na televisão norte-americana, o otimismo tem sido nota dominante nos mercados norte-americanos e o ouro, grande barómetro da confiança, vai perdendo valor com o desaparecimento do medo dos investidores. 

Cada onça de ouro vale hoje uma média de 1.265,8 dólares, menos 0,22% do que no fecho da sessão de ontem. A platina e o palladium seguem com perdas a rondar 1% e a prata também não escapa à tendência negativa. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório