Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

DBRS: "Portugal está preso num círculo vicioso"

Uma das principais agências de rating do mundo lançou um forte alerta sobre a economia portuguesa. O líder do departamento de ratings soberanos garante que continuará a haver peso negativo sobre a dívida nacional enquanto os problemas estruturais não forem resolvidos.

DBRS: "Portugal está preso num círculo vicioso"
Notícias ao Minuto

11:07 - 06/10/16 por Bruno Mourão

Economia Aviso

A única das quatro grandes agências internacionais de rating que classifica a dívida portuguesa como um investimento válido veio lançar dúvidas sobre a economia nacional através da voz de um dos seus dos principais economistas.

Fergus McCormick, chefe do departamento de ratings soberanos, assumiu em entrevista ao Financial Times que Portugal está preso numa situação de elevada dívida, baixo crescimento e falhanço nas reformas estruturais que coloca "um peso negativo" na avaliação do país.

"Portugal está mesmo num círculo vicioso, preso no baixo crescimento e nos grandes problemas estruturais", assume o economista da DBRS, antes de levantar o véu sobre a visão da agência em relação a Portugal: "[a análise da DBRS] Tem dois pontos negativos e um ponto positivo".

"Não estamos a entrar a pânico. Temos uma perspetiva estável, mas preocupamo-nos com o futuro de Portugal a médio prazo", revela Fergus McCormick.

Como única agência reconhecida pelo BCE que não considera a dívida portuguesa 'lixo' financeiro, a DBRS é essencial para a capacidade portuguesa de se financiar. Caso a nota da dívida nacional descesse para níveis de investimento especulativo na DBRS, Portugal deixaria de poder vender Obrigações e Bilhetes do Tesouro ao Banco Central Europeu e ficaria a um pequeno passo de um novo resgate financeiro.

[Notícia atualizada às 11h30]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório