Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

A história da startup que valia 8 mil milhões e agora vale quase nada

Theranos era vista como uma das empresas mais promissoras do mundo da saúde. No entanto, várias polémicas e fraudes comprovadas acabaram por transformar o sonho em pesadelo.

A história da startup que valia 8 mil milhões e agora vale quase nada
Notícias ao Minuto

09:35 - 06/10/16 por Bruno Mourão

Economia Estados Unidos

Elizabeth Holmes estava em alta há cerca de um ano. Vista como uma das mulheres mais poderosas e ricas dos Estados Unidos, a fundadora da Theranos baseava toda a credibilidade e fama numa invenção com o potencial de mudar o mundo: uma tecnologia capaz de utilizar uma quantidade minúscula de sangue para as análises clínicas. 

Tudo parecia estar a correr como planeado e a empresa chegou a valer cerca de 8 mil milhões de euros; foi então que tudo mudou. Uma investigação das autoridades farmacêuticas norte-americanas descobriu várias irregularidades nos estudos e testes científicos da Theranos, que apontavam para uma fraude. 

A confirmação chegou já este ano: a tecnologia que servia de base à criação da Theranos não funciona e não existe qualquer perspetiva de vir a funcionar nos próximos anos. 

Elizabeth Holmes tem tentado reduzir os estragos, mas a fuga dos investidores e a incapacidade de criar novas tecnologias acabou por lançar a Theranos na incerteza. A líder da empresa norte-americana anunciou hoje que irá fechar vários laboratórios e centros clínicos, para além de despedir 340 trabalhadores de forma a controlar os custos e "reestruturar a empresa de acordo com um modelo alinhado com os atuais valores e missão". 

A perda de metade da força de trabalho e o encerramento de vários locais de pesquisa coloca a Theranos numa posição de grande fragilidade e não afasta a possibilidade de futura dissolução de uma startup que há apenas um ano parecia ter potencial para tornar-se uma das empresas mais valiosas do setor da saúde.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório