Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Oitante vende Banif Malta ao grupo Al Faisal do Qatar

A Oitante fechou hoje a venda da sua posição de 78,5% do capital do Banif Malta à Al Faisal International for Investment Malta por um valor não revelado, anunciou o veículo de gestão de ativos do ex-Banif.

Oitante vende Banif Malta ao grupo Al Faisal do Qatar
Notícias ao Minuto

18:18 - 04/10/16 por Lusa

Economia Banca

"O desfecho desta operação de venda ocorre após terem sido verificadas todas as condições estabelecidas na documentação contratual da operação assinada em dezembro de 2015 e posteriormente aditada em junho de 2016, incluindo a obtenção de autorização pela Direção Geral da Concorrência da Comissão Europeia e pelo Banco Central Europeu", lê-se na nota de imprensa.

Segundo a Oitante, a conclusão deste processo de venda assegura ainda que o veículo estatal - criado para absorver ativos e responsabilidades no âmbito da resolução do Banif, em dezembro de 2015 - seja reembolsado de um empréstimo subordinado no montante de cinco milhões de euros.

"Esta operação visa permitir a capitalização do Banif Malta com vista a fortalecer os requisitos prudenciais aplicáveis, bem como a criação de condições para a sustentabilidade desta entidade e, consequentemente, a preservação de postos de trabalho", destacou a Oitante.

Questionada pela Lusa, a Oitante não quis divulgar o montante em causa nesta operação.

Certo é que, em 18 de dezembro do ano passado, o Banif - que na altura era liderado por Jorge Tomé - comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que tinha chegado a acordo com uma entidade (que não identificava) para alienar o Banif Bank (Malta) pelo seu valor contabilístico, que era de 18,4 milhões de euros.

Isto, dois dias antes da intervenção pública no Banif, que incluiu a venda ao Banco Santander Totta do negócio bancário e a criação de um veículo de gestão de ativos, que ficou na esfera estatal.

Foi já em junho deste ano, durante uma das audições da comissão parlamentar de inquérito ao Banif ao ex-presidente, que Jorge Tomé revelou o nome do comprador do Banif Malta, precisamente o Grupo Al Faisal, do Qatar.

Em 20 de dezembro de 2015, o Governo e o Banco de Portugal anunciaram a resolução do Banif -- Banco Internacional do Funchal, com a venda de parte da atividade bancária ao Santander Totta, por 150 milhões de euros, e a transferência de outros ativos - incluindo 'tóxicos' - para uma nova sociedade veículo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório