Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

FMI melhora previsões de desemprego, mas mantém números do crescimento

Portugal deverá sentir finalmente um alívio no número de pessoas sem emprego. No entanto, o pessimismo em torno da produção continua intacto.

FMI melhora previsões de desemprego, mas mantém números do crescimento
Notícias ao Minuto

13:25 - 04/10/16 por Bruno Mourão com Lusa

Economia Economic Outlook

Boas notícias para Portugal vindas do Fundo Monetário Internacional: os números do desemprego deverão registar uma evolução mais favorável do que o previsto e a barreira dos 11% deverá ser quebrada já no próximo ano.

Na atualização do Global Economic Outlook, a entidade liderada por Christine Lagarde reviu em baixa as previsões da taxa de desemprego em Portugal para 11,2% no final deste ano e 10,7% no próximo, números que ainda assim não deverão ter um impacto significativo na produção.

O FMI aponta para um crescimento de 1% em 2016 e de 1,1% em 2017, muito longe das expectativas ainda altas do Governo e dos níveis necessários para sustentar a recuperação económica pretendida.

Estas projeções da instituição liderada por Christine Lagarde são também mais pessimistas do que as do Governo, que, aquando da apresentação do Orçamento do Estado para 2016 (OE2016), disse esperar que a economia crescesse 1,8% este ano.

No entanto, o primeiro-ministro, António Costa, admitiu na segunda-feira, em entrevista ao jornal Público, que o PIB poderá crescer apenas pouco acima de 1% este ano.

Para 2017, a previsão mais recente do Governo consta do Programa de Estabilidade 2016-2020, apresentado em abril, no qual antecipava que um crescimento de 1,8%, uma estimativa que está 0,7 pontos percentuais acima da do Fundo.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório