Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Auditor independente vai fixar contrapartida mínima na OPA sobre CIPAN

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) anunciou hoje ter deliberado a designação de auditor independente para fixar contrapartida mínima na Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a CIPAN -- Companhia Industrial Produtora Antibióticos.

Auditor independente vai fixar contrapartida mínima na OPA sobre CIPAN
Notícias ao Minuto

10:42 - 04/10/16 por Lusa

Economia CMVM

"A CMVM informa que solicitou, nesta data, à Ordem dos Revisores Oficiais de Contas a nomeação de auditor independente para fixação da contrapartida mínima a oferecer na OPA obrigatória sobre as ações representativas do capital social da CIPAN", lê-se no comunicado enviado pelo regulador do mercado português.

A deliberação, explica a CMVM, assenta na impossibilidade de determinar a contrapartida pelo facto de as ações da CIPAN não estarem admitidas à negociação em mercado regulamentado, e o valor oferecido resultar de negociação particular, "circunstância que, nos termos da al. a) do n.º 3 do mesmo artigo, faz presumir a natureza não equitativa da contrapartida fixada com base naquele valor".

Em 23 de setembro foi feito um anúncio preliminar de OPA geral e obrigatória do capital social da CIPAN, lançada pela sociedade Lusosuan, SGPS, Unipessoal, Lda.

Isto, no mesmo dia em que foi anunciado que a Atral-Cipan vendeu a sua posição de 85,37% na CIPAN à Lusosuan, controlada pela sociedade espanhola Suan Farma.

O negócio foi feito a 14 cêntimos por ação, ou seja, significou um investimento de 2,9 milhões de euros, de acordo com as informações avançadas pelo Jornal de Negócios.

A Lusosuan passou assim a deter 20.874.638 ações representativas de 85,37% do capital social da CIPAN e correspondentes direitos de voto.

A oferta corresponde a 3.577.362 ações representativas de 14,63% do capital social da sociedade visada e correspondentes direitos de voto.

A contrapartida da oferta é de 14 cêntimos por ação, o mesmo preço pago pelo oferente pelas ações adquiridas nos termos do acordo de compra dos 85,37% da empresa.

Em 25 de agosto, a CIPAN foi alvo de um anúncio preliminar de OPA parcial e voluntária, de um máximo de 2.000.000 de ações ordinárias representativas de cerca de 8,18% do capital social da companhia pela americana Chartwell Pharmaceuticals.

Os 45 cêntimos oferecidos por título correspondem à última cotação da empresa antes do lançamento da oferta e pressupõem um prémio de 78,6% face ao valor médio ponderado do título nos últimos seis meses (de 25 cêntimos), refere o anúncio preliminar desta oferta.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório