Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Calendário para decidir suspensão de fundos "está por definir"

O comissário europeu Jyrki Katainen disse hoje, em Estrasburgo, que não está definido um calendário para o processo de suspensão de fundos estruturais e de desenvolvimento (FED), tema que será debatido pelo colégio na terça-feira.

Calendário para decidir suspensão de fundos "está por definir"
Notícias ao Minuto

18:58 - 03/10/16 por Lusa

Economia Jyrki Katainen

"Não temos um calendário", disse Katainen, na audição pública com a comissão parlamentar dos Assuntos Económicos (Econ).

O tema, salientou, será discutido no Colégio de Comissários, que se reúne na terça-feira em Estrasburgo, disse.

A ser decidida, a "suspensão dos FED deverá ser levantada imediatamente assim que estiver assegurado o respeito pelas regras orçamentais", por parte de Portugal e de Espanha.

"Queremos apoiar Portugal", garantiu, salientando que a decisão ainda não foi tomada e reiterando que não estão pagamentos em causa, mas sim autorizações que só terão efeito em 2020.

Bruxelas vai avaliar os planos orçamentais que Portugal e Espanha apresentarão a 15 de outubro e, adiantou, "se as regras do pacto de estabilidade forem cumpridas as suspensões decididas podem ser levantadas".

A audição pública dos comissários com os eurodeputados da comissão Econ e a do Desenvolvimento Regional faz parte do 'diálogo estruturado', no âmbito do qual o Parlamento Europeu tem um papel consultivo na decisão de congelamento de fundos.

O Parlamento Europeu (PE) discute com a Comissão Europeia, à margem da sessão plenária e pela primeira vez, a possível suspensão de fundos estruturais a Portugal e Espanha, no chamado 'diálogo estruturado', com caráter consultivo.

No quadro do processo de sanções lançado contra os dois Estados-membros por falta de ações efetivas para correção dos respetivos défices, a Comissão acabou por recomendar, a 27 de julho passado, a suspensão de multas a Portugal e Espanha -- decisão confirmada a 08 de agosto pelo Conselho Ecofin (ministros das Finanças dos 28) -, mas segue o processo automático de congelamento parcial de fundos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório