Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Dívida portuguesa dispara para novo máximo histórico

Dados divulgados esta manhã pelo Banco de Portugal mostram que a tendência de crescimento da dívida continua imparável. No entanto, parece existir uma justificação estratégica.

Dívida portuguesa dispara para novo máximo histórico
Notícias ao Minuto

11:24 - 03/10/16 por Bruno Mourão

Economia BdP

As obrigações do Estado português perante os credores continuam a ficar mais pesadas a cada mês. Em agosto, a dívida nacional voltou a aumentar para um máximo histórico, mas o maior peso parece fazer parte da estratégia de financiamento do Estado assumida pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública.

"Em agosto de 2016, a dívida pública situou-se em 243,3 mil milhões de euros, aumentando 2,5 mil milhões de euros relativamente ao final do mês anterior", revela o Banco de Portugal num comunicado divulgado esta manhã. O valor revelado é o mais alto de sempre em termos de endividamento absoluto e mantém a tendência de crescimento deste ano.

O banco regulador nacional garante que o aumento da dívida "reflete emissões líquidas positivas de títulos (2,6 mil milhões de euros), com destaque para a emissão de bilhetes do Tesouro (1,6 mil milhões de euros) e para a segunda emissão de obrigações do Tesouro de rendimento variável (1,2 mil milhões de euros)" e ressalva que o aumento foi feito com o propósito de aumentar a almofada financeira do Estado.

"O crescimento da dívida pública foi acompanhado por um aumento mais acentuado dos ativos em depósitos (3,2 mil milhões de euros)", garante o Banco de Portugal,  esclarecendo que "a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou uma diminuição de 0,7 mil milhões de euros face ao mês anterior, totalizando 223,6 mil milhões de euros".

[Notícia atualizada às 11h40]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório