Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Indústria dos metais em recuperação com ajuda da China

Depois de três anos muito difíceis, os metais base estão a 'lamber as feridas' e a voltar aos ganhos.

Indústria dos metais em recuperação com ajuda da China
Notícias ao Minuto

09:48 - 03/10/16 por Bruno Mourão

Economia Matérias-Primas

Desde 2013, os mercados de matérias-primas não têm sido nada simpáticos para os metais industriais. Enquanto o ouro, prata e platina seguem em rumo diferente da economia e das ações, o cobre, alumínio, chumbo e zinco estão reféns do consumo das grandes economias. 

O abrandamento da economia chinesa para a produção mais baixa dos últimos 20 anos criou sérios problemas aos vendedores de metais industriais, uma realidade agravada pela queda do petróleo e consequente quebra dos custos de produção de metais. Em três anos consecutivos, as perdas foram a regra, mas a tendência inverteu-se este ano. 

De acordo com os dados da Bloomberg, o índice que junta o cobre, chumbo, zinco e alumínio está no nível mais alto em mais de um ano e está a ganhar valor face a janeiro. Se a tendência continuar inalterada, 2016 promete ser o primeiro ano positivo para os metais industriais desde 2013. 

Os analistas calculam que a oferta deverá ser menor do que a procura no próximo ano, corrigindo o desequilíbrio estrutural que vinha a afetar os preços há três anos.

A semana de feriado na China está a ajudar os mercados a mostrarem mais confiança e a expectável estabilização financeira do país será igualmente razão para investir.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório