Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

China deixa de emprestar dinheiro à Venezuela. Crise piora a cada dia

A vida do governo de Nicolás Maduro está a ficar muito difícil. A escassez de comida e bens de sobrevivência é dramática e até o Estado está a ficar sem dinheiro.

China deixa de emprestar dinheiro à Venezuela. Crise piora a cada dia
Notícias ao Minuto

08:45 - 03/10/16 por Bruno Mourão

Economia América do Sul

A Venezuela continua a caminhar a passos largos para uma mais que provável falência com consequências devastadoras. Os venezuelanos vivem há largos meses com comida racionada e falta de medicamentos e outros bens essenciais, numa crise originalmente provocada pela queda incontrolável dos preços do petróleo na primeira metade deste ano. 

O governo de Nicolás Maduro tem cortado todas as despesas para garantir que as obrigações perante os credores são cumpridas, mas as reservas financeiras da Venezuela estão a acabar. O dinheiro acumulado ao longo de vários anos praticamente já desapareceu e para piorar a vida do governo, o principal financiador da Venezuela parece ter perdido a paciência. 

De acordo com a CNN, a China não vai emprestar mais dinheiro ao parceiro da América do Sul, uma decisão que ameaça colocar a Venezuela numa situação insustentável. Desde 2007, os bancos públicos chineses emprestaram 53,4 mil milhões de euros ao Estado venezuelanos, dos quais 17,8 mil milhões ainda estão por pagar. 

O governo chinês não irá financiar quaisquer gastos até ser reembolsado e com o principal credor a fechar a 'torneira' do crédito, Maduro espera que o acordo de limitação de produção na OPEP seja suficiente para recuperar o preço do petróleo e as finanças da Venezuela.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório