Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Novas eleições em Espanha terão "impacto negativo"

A Standard & Poor's manteve hoje o 'rating' de Espanha no nível BBB+, com perspetiva estável, apesar da incerteza política, mas alertou que umas terceiras eleições terão um impacto negativo no consumo das famílias e na confiança das empresas.

Novas eleições em Espanha terão "impacto negativo"
Notícias ao Minuto

20:07 - 30/09/16 por Lusa

Economia Standard & Poor's

A possibilidade de novas eleições pressupõe um risco de revisão em baixa para as projeções macroeconómicas da agência de notação financeira, que espera que o crescimento económico seja de 3,2% este ano, sofrendo um abrandamento para os 2,3% em 2017 e para os 2% em 2018 e em 2019.

A Standard & Poor's sublinha que o crescimento deste ano é suportado pela procura interna e pela evolução positiva das exportações, mas explica que o dinamismo do consumo privado tem muito que ver com o bom comportamento do mercado de trabalho, a redução da taxa de inflação, a reforma fiscal do Governo e a política do Banco Central Europeu (BCE).

A notação que a agência atribui a Espanha reflete a previsão da continuação da recuperação económica e uma progressiva redução do défice público, apesar da situação política atual.

A agência de 'rating' antecipa que o próximo Governo será, previsivelmente, débil e dependerá em grande medida dos restantes partidos políticos, mas considera provável a implementação de reformas estruturais necessárias para enfrentar as vulnerabilidades que ainda apresenta a economia espanhola.

A Standard & Poor's espera que a procura interna (consumo e investimento) continue a ser o motor do crescimento económico e que a criação de emprego se mantenha, embora alerte que, na ausência de novas reformas, o mercado de trabalho possa desacelerar, considerando a sua rigidez e o envelhecimento da população.

No entanto, e apesar dos avisos, a atividade económica em Espanha mostra maior resistência face aos restantes países da zona euro, embora os pontos fracos do país continuem a ser os elevados níveis de endividamento e de défice públicos, e as dúvidas relacionadas com a situação política, refere a agência.

Por fim, a Standard & Poor's destaca o esforço que Espanha tem feito nos últimos anos para reequilibrar a economia e assegurar a estabilidade do sistema financeiro, sublinhando que a prova desse progresso está em que, no final deste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) vai recuperar para o nível anterior à crise.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório