Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Trabalhadores querem ACT mais atenta aos bancos em reestruturação

A Comissão Coordenadora das Comissões de Trabalhadores das Empresas do Setor Bancário vai solicitar uma intervenção mais "pró-ativa e ágil" da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) nos bancos em reestruturação, para evitar "situações ilegais".

Trabalhadores querem ACT mais atenta aos bancos em reestruturação
Notícias ao Minuto

17:21 - 30/09/16 por Lusa

Economia Pedro Filipe Soares

Segundo um comunicado hoje divulgado, a entidade vai "solicitar uma intervenção mais pró-ativa e ágil da ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho, a fim de se poderem evitar as situações ilegais e imorais que os bancos em reestruturação tendem a praticar sobre os trabalhadores".

As comissões de trabalhadores do setor bancário reuniram na passada quarta-feira "para analisar a situação sócio laboral na banca portuguesa, os processos de reestruturação e os diversos impactos na vida dos trabalhadores do setor financeiro e na economia do país".

Entre várias decisões tomadas, os representantes dos trabalhadores repudiam que "as reestruturações na banca tenham de passar por processos de rescisões de contratos de trabalho, sabendo-se que tais rescisões, na maioria dos casos, são verdadeiras imposições das IC [instituições de crédito] e de entidades externas, que muito têm afetado, psicologicamente, social e familiarmente os trabalhadores abrangidos, atirando para a miséria dos subsídios (quando tal é possível) muitos milhares de cidadãos".

Paralelamente, a Coordenadora comprometeu-se a "diligenciar no sentido de, com urgência, ser alterada a lei que determinou a caducidade das convenções coletivas, e defender o reforço da concertação social".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório