Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Economia do Reino Unido cresce 0,7% no segundo trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,7% no segundo trimestre do ano, mais 0,1 pontos percentuais do que o estimado previamente, foi hoje anunciado.

Economia do Reino Unido cresce 0,7% no segundo trimestre
Notícias ao Minuto

11:53 - 30/09/16 por Lusa

Economia Produção

Segundo dados definitivos publicados hoje pela agência nacional de estatística britânica (Office for National Statistics, ONS nas siglas em inglês), a economia do Reino Unido expandiu-se a relativamente bom ritmo nas vésperas da realização do referendo sobre a permanência do país na União Europeia (UE) em 23 de junho.

A ONS sublinha que não há indícios de que o resultado da consulta, na qual os britânicos votaram a favor do 'Brexit', a saída do país da UE, tenha tido quaisquer efeitos no PIB do segundo trimestre, pois o referendo realizou-se em finais do referido período.

Noutro relatório divulgado paralelamente, a ONS precisa que o setor dos serviços, motor da economia e que contribui com 75% para o PIB do Reino Unido, se expandiu em julho, depois do referendo, 0,4%, sustentado pelo aumento das vendas do comércio a retalho e da produção cinematográfica e informática.

O acréscimo do PIB entre abril e junho foi o 14.º trimestre consecutivo de crescimento desde o primeiro trimestre de 2013, quando começou a vislumbrar-se a recuperação da economia britânica depois da crise financeira global de 2008, indicou a ONS.

O organismo adiantou que o rendimento disponível das famílias britânicas aumentou 0,6% no segundo trimestre deste ano, contra 3,3% no mesmo período de 2015.

Tanto o governo britânico como o Banco de Inglaterra preveem que o PIB britânico desacelere na segunda metade deste ano devido ao voto favorável dado ao 'Brexit'.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório