Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

EUA: Gigantes da banca europeia arriscam multas milionárias

Três dos mais importantes nomes do sistema financeiro do 'velho continente' estão a ser alvo de investigações devido ao papel desempenhado no 'crash' financeiro que deu origem à crise mundial pós 2008.

EUA: Gigantes da banca europeia arriscam multas milionárias
Notícias ao Minuto

09:15 - 30/09/16 por Bruno Mourão

Economia Financial Times

Os problemas do Deutsche Bank já estavam a afetar o mercado europeu, mas segundo informações avançadas pelo Financial Times, vêm aí mais dificuldades para a banca. 

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América está prestes a concluir uma longa investigação ao Barclays, Credit Suisse e Deutsche, que deverá valer multas de várias dezenas de milhões de euros. Segundo fontes da entidade norte-americana, a intenção é aplicar uma tripla coima como castigo pelo papel dos três bancos na criação da crise de 2008, para "obter o máximo de impacto público" ainda antes das eleições presidenciais de novembro. 

As negociações com o Deutsche Bank para acertar o valor final da multa já começaram e os 12,5 mil milhões de euros avançados pela imprensa norte-americana já levaram centenas de investidores a fugirem do banco germânico. As ações do Deutsche afundaram e tiveram um efeito de contágio incontrolável nas bolsas europeias. 

Caso o Credit Suisse e o Barclays sejam obrigados a pagar valores semelhantes, a estabilidade do sistema financeiro europeu poderá ficar seriamente ameaçada.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório