Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Consolidação orçamental é fundamental para o Brasil sair da recessão

O principal risco para a recuperação económica do Brasil é o novo Governo não conseguir implementar a sua estratégia de consolidação orçamental, considerou hoje o Fundo Monetário Internacional (FMI) na análise anual à economia brasileira.

Consolidação orçamental é fundamental para o Brasil sair da recessão
Notícias ao Minuto

23:12 - 29/09/16 por Lusa

Economia FMI

O principal risco interno "é que o Governo falhe a sua promessa estratégica de consolidação orçamental", escreveram os técnicos do FMI na análise à economia brasileira ao abrigo do Artigo IV das regras da instituição.

"Os desafios à implementação das novas políticas incluem a navegação pelo Congresso das reformas num curto prazo; se as principais reformas não passarem ou forem adiadas pelo Congresso, o impulso à confiança será efémero, e a recessão pode continuar, o que coloca mais pressão na receita e nas contas da economia", acrescentaram os técnicos, que estimam que a contração da economia esteja perto do fim.

Os técnicos referem que "o crescimento deve recomeçar gradualmente em 2017", apontando para os sinais de que a recessão se aproxima do fim, o que os leva a prever uma expansão de 0,5% do PIB no próximo ano, que se segue a uma recessão de 3,3% do Produto Interno Bruto este ano.

Estas previsões, no entanto, baseiam-se na premissa de que o novo Governo vai conseguir cortar na despesa, que a reforma da segurança social é aprovada num prazo razoável e que as metas orçamentais deste e do próximo ano são alcançadas.

O controlo "imperativo" da despesa pública, a recuperação da sustentabilidade orçamental e o 'ataque' aos mecanismos estruturais de crescimento automático da despesa são algumas das prioridades apontadas, que incluem mexidas na segurança social, nos governais estaduais, na moldura orçamental, no salário mínimo e na indexação do seu crescimento, e um novo olhar sobre a despesa para a tornar mais eficiente e reprodutiva do crescimento económico.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório