Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Governo são-tomense promete ao FMI ajustar preços dos combustíveis

Os preços dos combustíveis em São Tomé e Príncipe vão ser "ajustados" em "finais de novembro de 2016", indica um relatório do Fundo Monetário Internacional (FMI) que a Lusa teve hoje acesso.

Governo são-tomense promete ao FMI ajustar preços dos combustíveis
Notícias ao Minuto

19:28 - 29/09/16 por Lusa

Economia Novembro

Segundo esse relatório, a decisão de ajustar o preço dos combustíveis até novembro é um compromisso assumido pelo executivo do primeiro-ministro Patrice Trovoada com o FMI.

O relatório do FMI sublinha ainda que tais ajustes "estão em atraso" e visam resolver "o já antigo problema de acumulação de atrasos internos que tem vindo a afetar os esforços de consolidação orçamental".

Há vários anos que a gasolina é vendida a 26 mil dobras o litro (cerca de um euro), o gasóleo a 21 mil dobras e o petróleo doméstico a 13 mil dobras.

Uma equipa do FMI, liderada por Maxwell Opoku-Afari terminou na quarta-feira a segunda missão de avaliação do programa económico trienal do São Tomé e Príncipe apoiado pelo Programa de Facilidade de Crédito Alargado.

Essa missão considera que a economia são-tomense "continua a ter um bom desempenho", mas enfrenta ainda "alguns desafios".

O FMI estima em 4% o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do arquipélago, abaixo dos 5% projetados para este ano no âmbito do programa e adianta que tal facto deve-se aos atrasos nos financiamentos externos em vésperas das eleições presidenciais que tiveram lugar em julho, com segunda volta em agosto.

Tiveram também "um impacto negativo na execução dos projetos de investimentos financiados com recursos a fundos externos, os constrangimentos no abastecimento do mercado, resultante das pressões sobre oferta de divisas e ainda o fraco crescimento do crédito", refere o documento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório