Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Líderes femininas estão na moda. Nos EUA, nunca existiram tantas

O sonho de Beyoncé está a tornar-se realidade: as mulheres estão a mandar cada vez mais no mundo. No entanto, os números de líderes mulheres e homens ainda regista uma enorme diferença.

Notícias ao Minuto

08:05 - 02/10/16 por Bruno Mourão

Economia Mercado

A canção 'Run the World' é um dos marcos da longa e aclamada carreira de Beyoncé. A diva da música norte-americana criou uma mistura de ritmo e palavras a cantar os êxitos femininos e tendo em conta os últimos dados da bolsa de Nova Iorque, o sonho das mulheres mandarem no mundo está cada vez mais próximo. 

Olhando para o S&P 500, índice de Wall Street que junta as 500 empresas mais importantes da bolsa, as mulheres bateram este ano o máximo histórico em cargos de liderança: São já 27 as CEO femininas, um número que ultrapassa as 22 do ano passado. 

Se o aumento de 22% é impressionante, não há como negar que as mulheres continuam em claríssima minoria face aos homens, representando apenas 5,4% das lideranças em empresas do S&P 500. O problema é histórico e apesar de muitas campanhas de líderes influentes e de mulheres de registo no mundo empresarial, não parece existir solução à vista. 

O crescimento das lideranças femininas está, ainda assim, a espalhar-se por quase todos os setores de atividade, contrariando a tendência histórica das mulheres serem presidentes apenas de empresas no setor da cosmética e do retalho. 

Indra Nooyi da PepsiCo, Denise Morrison das sopas Campbell, Virginia Romnetty da IBM, Marissa Mayer da Yahoo, Mary Barra da General Motors, Safra Catz da Oracle e Margaret Whitman da HP são as mais emblemáticas líderes femininas da nova vaga de mulheres CEO nos Estados Unidos. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório