Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Institutos alemães estimam crescimento de 1,9% este ano

Os principais institutos de estudos económicos da Alemanha estimam no relatório conjunto de outono, hoje divulgado, que o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha cresça 1,9% este ano, 1,4% em 2017 e 1,6% em 2018.

Institutos alemães estimam crescimento de 1,9% este ano
Notícias ao Minuto

12:55 - 29/09/16 por Lusa

Economia Produção

A diferença da taxa de crescimento entre 2016 e 2017, segundo os economistas, deve-se em boa medida ao facto de no próximo ano estarem previstos menos dias laborais.

Segundo os institutos, o principal impulso do crescimento é o consumo privado, que está a ser estimulado pelo aumento do emprego.

Os gastos do Estado - que incluem os custos necessários para gerir a crise dos refugiados - também sustentam o crescimento, em igual proporção que a construção de casas, estimulada pelas baixas taxas de juro.

Em contrapartida, os investimentos da indústria não contribuem mais para o crescimento do PIB porque a situação da conjuntura mundial aponta para um crescimento moderado das exportações.

O relatório também adverte para os riscos provenientes da economia mundial e da insegurança que se vive na Europa devido aos problemas do setor bancário em Itália e Portugal - que podem afetar o consumo - e para as consequências do 'Brexit', a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

A pouca clareza que há em relação ao futuro das relações entre a UE e o Reino Unido, segundo o relatório, implica uma larga fase de prudência por parte dos investidores.

O 'Brexit', segundo o relatório, é uma expressão de uma corrente social que já não vê vantagens numa integração da economia mundial, que pode levar a outros movimentos de desintegração que podem travar o crescimento global.

O relatório recomenda de novo aos políticos alemães para se concentrarem em investimentos a longo e médio prazo para fazer frente aos problemas resultantes da evolução demográfica.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório