Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Nem todos os diamantes são os melhores amigos dos investidores

Enquanto as pedras com mais quilates recuperam o valor perdido no ano passado, os exemplares mais pequenos não conseguem fugir a mais quedas.

Nem todos os diamantes são os melhores amigos dos investidores
Notícias ao Minuto

09:47 - 29/09/16 por Bruno Mourão

Economia Matérias-Primas

Os diamantes estão a voltar a brilhar nos mercados, mas nem todas as pedras garantem os ganhos pretendidos. Segundo a Bloomberg, apenas os exemplares com mais de 0,75 quilates estão a ser mais procurados, enquanto os diamantes mais pequenos continuam a queda do ano passado. 

Em 2015, o preço médio dos diamantes em bruto caiu 18%, uma tendência ditada pelo abrandamento da enorme procura chinesa e por uma redução do crédito concedido para compras de bens de luxo. 

Os maiores fornecedores do mundo decidiram limitar a quantidade de pedras disponíveis nas lojas para controlar os preços, mas a quantidade de diamantes de baixa pureza em stock ainda é enorme. A oferta excessiva continua a afundar as pedras com menos de 0,75 quilates e com a ascensão dos diamantes criados em laboratório, é expectável que os exemplares naturais de menor qualidade continuem a perder valor e encanto. 

As empresas de venda esperam, ainda assim, que o surgimento dos diamantes de laboratório alargue o mercado e possa significar mais receitas mesmo com preços mais baixos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório