Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Draghi diz que aforradores podem ganhar se diversificarem ativos

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse hoje, no parlamento alemão, que os que têm poupanças podem ganhar se diversificarem os seus ativos, mesmo quando as taxas de juro são muito baixas.

Draghi diz que aforradores podem ganhar se diversificarem ativos
Notícias ao Minuto

17:48 - 28/09/16 por Lusa

Economia Banco Central

Num discurso no Bundestag (câmara baixa do parlamento), divulgado pelo BCE, Draghi reconheceu que "as baixas taxas de juro reduzem a rentabilidade nominal das contas poupança" e sugeriu que os aforradores podem beneficiar se diversificarem os seus ativos.

"Mas, o mais importante é que independentemente dos ativos financeiros que tenham, podem beneficiar da recuperação da economia", referiu.

A política monetária do BCE tem suscitado várias críticas na Alemanha por ser considerada prejudicial para os que têm poupanças e para os bancos.

O presidente do BCE já esteve no parlamento alemão em 2012 para explicar aos deputados o lançamento de um programa de compra de dívida destinado a ajudar países em crise.

Desde então, o BCE foi ainda mais longe na flexibilização da sua política monetária e reduziu as taxas de juro para níveis historicamente baixos, com a principal taxa de refinanciamento em 0% e a cobrar aos bancos 0,4% por excesso de reservas.

Para impulsionar a inflação, o BCE lançou ainda um programa alargado de compra de ativos e de empréstimos a longo prazo com juros muito baixos.

Draghi sublinhou no Bundestag que o BCE tem um mandato, que é salvaguardar a estabilidade de preços, como estabelecido no Tratado de Maastricht.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório