Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Investimento em imobiliário comercial cai para 872 milhões até junho

O investimento em imobiliário comercial em Portugal ultrapassou os 872 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, uma quebra de 19% face ao período homólogo de 2015, revela um estudo hoje divulgado.

Investimento em imobiliário comercial cai para 872 milhões até junho
Notícias ao Minuto

16:56 - 28/09/16 por Lusa

Economia Estudo

No entanto, "ainda que este valor demonstre uma queda de 19% face ao primeiro semestre de 2015, quase que triplica a média transacionada de janeiro a junho em Portugal nos últimos dez anos", revela o estudo da Cushman & Wakefield, Marketbeat Portugal Outono 2016.

O estudo, que analisa os setores de escritórios, retalho, industrial, residencial e hoteleiro, bem como a atividade de investimento imobiliário em Portugal, indica que "a dinâmica do setor ao longo de 2016 reflete um mercado que é cada vez mais atrativo para investidores institucionais e particulares".

O valor médio por negócio subiu 31% no primeiro semestre deste ano, face ao semestre homólogo do ano passado, situando-se nos 46 milhões de euros, triplicando a média dos últimos dez anos.

Esta evolução, destaca o estudo, "é fruto de um maior número de portfolios transacionados: num total de 19 operações fechadas no primeiro semestre, nove eram referentes a portfolios de ativos".

No que se refere ao investimento por setor de atividade, o mercado de escritórios teve um peso de 51% no semestre em análise, seguido pelo retalho, com 47%.

Relativamente à origem do capital, o estudo refere que o investimento estrangeiro "teve um peso muito significativo" nos volumes de investimento registados no primeiro semestre do ano, com 93% do volume de negócios a ter origem em investidores não nacionais.

O volume de investimento por parte dos investidores franceses foi de 27%, o mesmo que o proveniente do Reino Unido (27%), seguido dos Estados Unidos (21%), Espanha (12%), Portugal (7%) e outros (6%).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório