Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Impostos ambientais tornaram-me mais pesados no ano passado

Há seis anos que o Fisco não cobrava tanto dinheiro aos portugueses em taxas pró-ambiente. Ainda antes de ser contabilizado o aumento do Imposto sobre Produtos Petrolíferos no início deste ano, Portugal já está acima da média europeia.

Impostos ambientais tornaram-me mais pesados no ano passado
Notícias ao Minuto

11:56 - 28/09/16 por Bruno Mourão

Economia Fisco

O imposto sobre os sacos de plástico foi a medida mais emblemática do ano passado no que toca às políticas fiscais ambientais, mas esteve longe de ser a única responsável pelo aumento da taxação ambiental para níveis que já não se viam desde 2010. 

Num boletim estatístico divulgado hoje, o INE revela que no ano passado "o valor dos Impostos com relevância ambiental ascendeu a 4,35 mil milhões de euros, representando 7,0% do total das receitas de impostos e contribuições sociais coletado". O valor cobrado significa "um aumento de 10,7% face a 2014, o que compara com a variação de 4,4% observada para o total da receita de impostos e contribuições sociais". 

As medidas de 'fiscalidade verde' anunciadas no ano passado pelo primeiro governo de coligação PSD/CDS-PP incluíram, além da taxa de dez cêntimos nos sacos de plástico leves, um aumento do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos e uma taxa sobre os recursos hídricos. 

Em Portugal, os impostos ambientais passaram a representar 6,6% da receita fiscal do Estado, ligeiramente acima da média de 6,4% registada na União Europeia. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório