Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Brasil quer aumentar para 10% participação no mercado agrícola mundial

O Brasil espera que a procura asiática ajude a atingir a meta de ampliar de 7% para 10% a participação brasileira no mercado agrícola mundial nos próximos cinco anos, disse hoje o ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

Brasil quer aumentar para 10% participação no mercado agrícola mundial
Notícias ao Minuto

20:41 - 27/09/16 por Lusa

Economia Blairo Maggi

Em conferência de imprensa de balanço de uma missão de 25 dias a sete países asiáticos, o governante afirmou que a viagem poderá traduzir-se em negócios entre 1,5 mil milhões de dólares (1,3 mil milhões de euros) a 2 mil milhões (1,8 mil milhões) para o Brasil.

A equipa do Ministério da Agricultura e representantes de cerca de 40 empresas e entidades do agronegócio conversaram com "cerca de 500 empresários" da China, Índia, Vietname, Coreia do Sul, Myanmar, Tailândia e Malásia, segundo uma nota da tutela.

"No Vietname, foi reaberto o mercado para as carnes suína, bovina e de frango", e foram iniciadas as negociações para a venda de produtos lácteos naquele mercado, de acordo com a nota.

Houve também a ampliação do mercado de carne de aves na Malásia, país aberto agora a negociações para a exportação de bovinos vivos, carne bovina e material genético bovino.

"Na Índia, os empresários brasileiros negociaram a venda de vários produtos, como madeira, couro e pescados. A empresa indiana UPL vai construir uma fábrica no Brasil para a produção de ingredientes ativos de agroquímicos, no valor de mil milhões de reais [275,4 milhões de euros]", refere o ministro.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uma entidade pública, fez um acordo com a UPL, no valor de 100 milhões de reais [27,5 milhões de euros], para investigações com leguminosas de grãos, como lentilha.

A estimativa, avançou a tutela, é que, "em 2017, a Índia importe 7 milhões de toneladas do produto e, em 2030, o volume chegue a 30 milhões de toneladas".

De acordo com o governo brasileiro, a missão abriu ainda as negociações para a venda de carne bovina e farinha para ração na Tailândia.

Entretanto, Myanmar reabriu as licenças de importação para produtos como carnes, frutas e grãos.

O Brasil é o maior exportador mundial de soja em grão, café, açúcar, suco de laranja e carne de frango, segundo o comunicado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório