Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Ações do Deutsche e Commerzbank caem e arrastam bolsas europeias

As ações dos dois maiores bancos alemães, Deutsche Bank e Commerzbank, estavam hoje a cair em Frankfurt e a arrastar as principais bolsas europeias, que assim a meio da sessão invertiam a tendência de alta da abertura.

Ações do Deutsche e Commerzbank caem e arrastam bolsas europeias
Notícias ao Minuto

13:11 - 27/09/16 por Lusa

Economia Mercado

Cerca das 12h30 em Lisboa, a cotação do Deutsche Bank estava a cair cerca de 3% na Bolsa de Frankfurt para 10,20 euros, um novo mínimo dos últimos seis meses.

Entretanto, as ações do Commerzbank - segundo maior banco alemão - também continuavam hoje a cair, designadamente 2,7% para 5,875 euros, contra 6,038 euros na segunda-feira, porque, segundo a imprensa alemã, o banco poderá estar a estudar o corte de um quinto do pessoal, cerca de 9.000 postos de trabalho, nos próximos anos.

Na segunda-feira, as ações do banco desvalorizaram-se cerca de 4,0%.

Segundo a imprensa alemã, o Chief Executive Officer (CEO) do Commerzbank, Martin Zielke, deverá apresentar na sexta-feira um plano para o banco até 2020, que inclui a supressão dos referidos 9.000 postos de trabalho.

Atualmente, o Commerzbank tem cerca de 51.300 empregados.

Como outros bancos alemães, o Commerzbank está a sofrer das baixas taxas de juro na zona euro, da legislação mais apertada surgida depois da crise financeira, da forte concorrência no mercado bancário alemão e do aparecimento de novas técnicas digitais ao setor.

No início da crise financeira, o Governo alemão resgatou o Commerzbank em 2008 e depois em 2009 e, atualmente, Berlim continua a ter uma participação de cerca de 15% do capital da instituição.

Os 'papéis' do Deutsche Bank têm estado a cair devido às dúvidas que suscita a situação do banco, depois do Departamento de Justiça norte-americano ter anunciado, em 15 de setembro, a aplicação de uma multa recorde, de 14.000 milhões de dólares, para saldar o litígio imobiliário desencadeado no início da crise financeira em 2008.

Na altura do anúncio, o banco disse que "não tenciona saldar os potenciais pedidos civis que totalizam cerca de 14 mil milhões de dólares.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos convidou o banco alemão a apresentar uma contraoferta, precisou o Deutsche Bank, sublinhando que as negociações "apenas acabam de começar".

O Deutsche Bank é acusado, como outros grandes bancos, de ter vendido a investidores antes do início da crise financeira de 2007/08 empréstimos hipotecários residenciais, que são créditos convertidos em produtos financeiros, sabendo que os mesmos eram tóxicos.

A denominada 'titulação', tática, utilizada abundantemente pelos grandes bancos para converter carteiras de empréstimos em títulos financeiros que cedem depois nos mercados, é considerada a responsável pelas perdas registadas em 2008 por numerosos investidores, incluindo os que compraram os títulos associados às famosas "'subprimes'".

O Deutsche Bank constituiu provisões de 5,5 mil milhões de euros (6,2 mil milhões de dólares) em 30 de junho último para resolver litígios em curso, segundo documentos bolsistas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório