Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Organização Mundial do Comércio revê em baixa crescimento do setor

Más notícias para um dos setores mais importantes do mundo. As dificuldades de crescimento na China e Europa irão afetar as trocas comerciais de forma mais grave do que inicialmente previsto.

Organização Mundial do Comércio revê em baixa crescimento do setor
Notícias ao Minuto

08:57 - 27/09/16 por Lusa

Economia Trocas

A OMC estima que o crescimento do comércio a nível mundial será de 1,7 por cento em 2016, em comparação com a anterior projeção de 2,8 por cento, feita em abril, e com a de 3,9 por cento, de há cerca de um ano.

Este abrandamento "dá sequência a uma baixa mais forte do que era estimado do volume do comércio de mercadorias no primeiro trimestre (-1,1% relativamente aos três meses precedentes) e a uma retoma mais fraca do que se previa no segundo trimestre (0,3%)", refere a organização sediada em Genebra em comunicado.

Em causa está, segundo a OMC, o abrandamento do crescimento do PIB (produto interno bruto) e do comércio nas economias em desenvolvimento como a China e o Brasil, mas também na América do Norte.

A previsão para 2017 também foi revista em baixa, apontando-se agora para um crescimento situado entre 1,8% e 3,1%, contra os 3,6% estimados anteriormente.

"Este arrefecimento impressionante do crescimento do comércio é grave e deve fazer soar as campainhas de alarme", comentou o diretor-geral da OMC, Roberto Azevedo, no comunicado.

A OMC alerta que, a confirmar-se a revisão em baixa do crescimento, "2016 será o primeiro nos últimos 15 anos em que o rácio crescimento do comércio/crescimento do PIB mundial cairá abaixo de 1 para 1".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório