Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Wells Fargo processado por trabalhadores despedidos

Polémica num dos maiores bancos dos Estados Unidos promete dar ainda muito que falar. A administração tentou resolver o problema demitindo os alegados culpados, mas vê-se agora confrontada com problemas na Justiça.

Wells Fargo processado por trabalhadores despedidos
Notícias ao Minuto

12:38 - 26/09/16 por Bruno Mourão

Economia Estados Unidos

As más notícias para o Wells Fargo parecem não ter fim. O banco norte-americano foi notícia em todo o mundo devido a um esquema fraudulento criado por trabalhadores, de forma a cobrar comissões a clientes por abertura de contas e transferências de valores não autorizadas, e agora volta às capas dos jornais devido aos problemas legais com os funcionários despedidos. 

Cerca de 5.300 trabalhadores dispensados do banco devido ao papel na rede fraudulenta decidiram processar o Wells Fargo e pedir uma avultada indemnização pela criação de situações de pressão intensa, que segundo os advogados dos queixosos, foram a causa das ilegalidades. 

Ouvidos pela Bloomberg, os advogados garantem que os funcionários do Wells Fargo eram constantemente pressionados para fazerem "tudo o que fosse preciso" para aumentar o número de clientes e de contas, pressão essa que acabou alegadamente por levar à criação de contas falsas com informação de clientes já existentes. 

"A Wells Fargo sabia que as quotas pouco razoáveis estavam a promover estes comportamentos de falta de ética", acusam os defensores dos trabalhadores despedidos. No total, os queixosos reclamam o pagamento de 2,31 mil milhões de euros por parte do Wells Fargo, como compensação pelo despedimento sem justificação e pelos danos emocionais causados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório