Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

OPEP dividida pode decidir tudo ou nada no petróleo esta semana

Conversas informais na Argélia prometem ser intensas e os mercados estão esperançosos num acordo que limite a produção e impeça a queda livre que se tem verificado nos preços ao longo de vários meses.

OPEP dividida pode decidir tudo ou nada no petróleo esta semana
Notícias ao Minuto

10:42 - 26/09/16 por Bruno Mourão

Economia Matérias-Primas

Tudo está em jogo esta semana para o petróleo. Quase todos os grandes produtores do mundo encontram-se em Argel para debater a queda continuada dos preços e, esperam os investidores, chegar a acordo para congelar ou reduzir a produção nos próximos anos. 

Com a OPEP, Rússia e Estados Unidos a produzirem petróleo ao ritmo mais alto de sempre, os mercados estão inundados com produção e a procura não é suficiente para escoar toda a oferta disponível. 

Este desequilíbrio provocou uma desvalorização progressiva do petróleo rumo a valores abaixo dos 30 dólares no início deste ano e mesmo com uma recuperação nos últimos meses, o preço médio do crude e do brent continua teimosamente a rondar os 50 dólares e tem impedido a maior parte dos vendedores de conseguirem retorno com a exploração. 

Para tentar resolver os problemas, a Arábia Saudita e a Rússia têm pressionado a OPEP para assinar um acordo de limitação de produção, mas a recusa do Irão em entrar no compromisso deitou por terra as esperanças de um entendimento. 

No entanto, os sinais vindos de Teerão parecem indicar uma renovada vontade de assinar um acordo e os mercados esperam que possa ser já esta semana, na Argélia, que o princípio de entendimento é alcançado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório