Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Grécia vai pronunciar-se sobre mais um pacote de medidas de austeridade

O parlamento grego deverá pronunciar-se na próxima semana sobre um novo pacote de medidas de austeridade, exigidas pelos credores para desbloquearem um empréstimo de 2,8 mil milhões de euros à Grécia, segundo uma fonte parlamentar.

Grécia vai pronunciar-se sobre mais um pacote de medidas de austeridade
Notícias ao Minuto

16:25 - 24/09/16 por Lusa

Economia Parlamento

O projeto de lei, que diz respeito sobretudo à reorganização do mercado de eletricidade, aceleração das privatizações e gestão de crédito mal parado, "deve ser debatido na segunda-feira em comissão parlamentar antes de ser votado na Assembleia na terça-feira à tarde", disse à AFP um responsável do gabinete de imprensa do parlamento.

Entre as questões controversas abordadas neste projeto de lei encontra-se a transferência de algumas empresas públicas como a de eletricidade (DEI) e de água para a Sociedade de Participações Públicas (Edis), semelhante à Parpública.

A Edis faz parte do novo fundo de privatização EESP, que sucede ao atual Taiped (Fundo de Exploração do Património Público), criado no momento da eclosão da crise da dívida em 2010 para facilitar a venda de bens públicos e aumentar a liquidez do Estado.

A entrada deste novo projeto de lei acontece uma semana depois do fim da visita dos representantes dos credores a Atenas para avaliar as contas gregas, um ritual que se repete desde 2010, quando a Grécia foi colocada sob a tutela da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Na sexta-feira, o FMI apelou novamente à UE para aliviar a dívida grega, que pesa sobre as finanças públicas, insistindo nos cortes nas pensões.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório