Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Valor sob gestão em Certificados sobe para 23,191 mil milhões em agosto

O montante sob gestão em Certificados de Aforro e de Tesouro atingiu 23,191 mil milhões em agosto, 339 milhões de euros (ou 1,5%) acima dos 22,852 mil milhões registados em julho, segundo o Banco de Portugal.

Valor sob gestão em Certificados sobe para 23,191 mil milhões em agosto
Notícias ao Minuto

12:34 - 21/09/16 por Lusa

Economia BdP

De acordo com o Boletim Estatístico publicado hoje pelo Banco de Portugal (BdP), houve também uma aceleração no aumento do montante sob gestão nestes títulos de dívida pública já que, entre junho e julho, o acréscimo desse total tinha sido de 274 milhões de euros.

O montante sob gestão em Certificados de Aforro (CA) totalizou 12,948  mil milhões de euros em agosto, mais 14 milhões do que os 12,934  mil milhões registados no mês anterior.

Para o crescimento do montante sob gestão em CA contribuíram não só as novas subscrições, mas essencialmente o aumento dos juros acumulados, que entre julho e agosto aumentaram oito milhões de euros (de 4,250 para 4,258  mil milhões de euros), enquanto as novas subscrições cresceram seis milhões de euros.

Já no que diz respeito aos Certificados do Tesouro, o Estado detinha 10,243  mil milhões de euros nestes instrumentos no final de agosto, mais 325 milhões do que os 9,918  mil milhões de euros registados no mês anterior.

Para os Certificados do Tesouro, o Banco de Portugal não desagrega, no boletim estatístico, qual o montante de juros acumulados.

Nos números divulgados hoje, o banco central revela também que o financiamento das administrações públicas totalizou 5,2  mil milhões de euros entre janeiro e julho de 2016, inferior em cerca de 600 milhões de euros aos 5,8 mil milhões de euros registados em igual período de 2015.

"O valor do financiamento das administrações públicas resultou de um aumento do financiamento obtido junto dos bancos (+6,1 mil milhões de euros) e de outros financiadores residentes (+6,8 mil milhões de euros) e de uma redução do financiamento concedido pelo exterior (-7,7 mil milhões de euros), por via da redução de títulos de dívida (-5,1 mil milhões de euros), a que acresce o reembolso antecipado de empréstimos do Fundo Monetário Internacional (FMI) ocorrido em fevereiro de 2016 (-2 mil milhões de euros)", escreve o BdP na nota publicada hoje.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório