Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

João Proença substituído na presidência do Centro de Relações Laborais

O dirigente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) Gregório Rocha Novo vai suceder na quinta-feira a João Proença na presidência do Centro de Relações Laborais, órgão técnico de apoio à negociação coletiva.

João Proença substituído na presidência do Centro de Relações Laborais
Notícias ao Minuto

11:16 - 21/09/16 por Lusa

Economia CIP

Em declarações à agência Lusa, Gregório Rocha Novo, diretor do Departamento Sócio-Laboral da CIP, destacou o papel "importante" do Centro de Relações Laborais (CRL), que começou a funcionar há um ano, na negociação coletiva.

"O centro tem dois tipos de preocupações: com o acompanhamento do desenvolvimento da situação do emprego e da formação profissional e com o acompanhamento da contratação, negociação", disse.

Segundo Gregório Rocha Novo, o que se pretende na negociação coletiva é fornecer à contratação suporte de dados que permitam a sua dinamização.

No entender do responsável, o centro "propícia trabalhos, dá aos negociadores matérias de motivação e aporte técnico para o desenvolvimento da contratação coletiva".

O Centro de Relações Laborais (CRL) é um organismo da Administração Pública tripartido, constituído por representantes do Governo e dos parceiros sociais, de uma forma equilátera: quatro representantes do Governo, quatro representantes das confederações de empregadores e quatro representantes das confederações sindicais.

O CRL foi criado por uma lei de agosto de 2012, com o objetivo de prestar apoio técnico à negociação coletiva, com a realização de estudos e debates, e acompanhar a evolução do emprego e formação.

O centro vem substituir o extinto Observatório do Emprego e Formação Profissional e funciona sob orientação do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O presidente é designado pelos membros do centro, por períodos de um ano, sendo escolhido de entre os representantes das três partes, respeitando o princípio da rotatividade.

O CRL, é ainda destacado, não tem funções de concertação social, mas antes pretende disponibilizar informação, promover discussões e criar condições para uma maior e melhor negociação coletiva em Portugal".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório