Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Vem aí a maior entrada em bolsa do ano, com valiosa ajuda de Pequim

O banco chinês com mais sucursais prepara-se para vender uma parte significativa do capital no mercado de Hong Kong, mas o interesse aquém do esperado deverá obrigar o governo a dar uma 'mãozinha'.

Vem aí a maior entrada em bolsa do ano, com valiosa ajuda de Pequim
Notícias ao Minuto

09:24 - 21/09/16 por Bruno Mourão com Lusa

Economia Mercado

Está quase a chegar ao mercado mais importante da China a maior Oferta Pública Inicial deste ano. Nem nos Estados Unidos surgiu até agora uma operação capaz de ultrapassar a entrada em bolsa do Postal Savings Bank of China (PSBC), o banco chinês com mais sucursais detido em maioria pelo Estado. 

Ainda este mês, o PSBC deverá emitir cerca de 6,6 mil milhões de euros em ações, numa operação aberta a grandes investidores com preço de 54 cêntimos por ação. O valor da saída em bolsa do PSBC fica, contudo, aquém do previsto inicialmente pela empresa, que estimava uma operação de 8,1 mil milhões, indicando uma procura aquém do esperado. 

Apesar da Bloomberg garantir que existe interesse de grandes investidores na compara de ações, as informações obtidas pelo New York Times indicam que o processo deverá decorrer sob a alçada do governo chinês e a maior parte do capital ficará nas mãos de empresas públicas. 

Originalmente detido na totalidade pelo Estado chinês, o PSBC angariou 45,1 mil milhões de yuan (6,06 mil milhões de euros) com a venda de 16,92% da empresa a 10 investidores estratégicos, em dezembro passado. 

Entre os grupos que adquiriram parte do banco constam os gigantes da 'internet' Alibaba e Tencent, o banco suíço UBS e a Temasek Holdings de Singapura.

Com 40 mil sucursais na China - cerca de 70% em áreas rurais-, o PSBC é o quinto maior banco do país. 

Fundado em 2007, fornece serviços bancários para agricultores e proprietários de negócios agrícolas e é a única instituição financeira presente em algumas das áreas mais remotas da China. 

De acordo com dados recentes, o valor total dos ativos detidos pelo PSBC soma 7,7 biliões de yuan (1,03 biliões de euros). No primeiro trimestre do ano os lucros do grupo subiram 11%, para 12,48 mil milhões de yuan (1,67 mil milhões de euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório