Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Standard & Poor's baixa para CC classificação de petrolífera estatal

A empresa norte-americana 'rating' Standard & Poor's Financial Services LLC (S&P) baixou hoje de "CCC" para CC" a classificação dos títulos de dívida da empresa estatal Petróleos de Venezuela SA (PDVSA), com perspetivas negativas.

Standard & Poor's baixa para CC classificação de petrolífera estatal
Notícias ao Minuto

06:54 - 21/09/16 por Lusa

Economia Venezuela

Segundo a imprensa venezuelana, a descida de classificação tem lugar depois de a PDVSA anunciar uma troca de dívida de títulos da empresa com vencimento em 2017 e 2020.

A classificação "CC", segundo o portal La Patilla, corresponde a um "investimento de risco", tido como "muito vulnerável e com alto nível especulativo", com um "default iminente com pouca perspetiva de recuperação", sendo usada quando se prevê incumprimento no pagamento.

A comissão de finanças do parlamento venezuelano, onde a oposição detém a maioria, já reagiu à nova classificação, mostrando-se preocupada porque "expressa a 'bancarrota' (falência) financeira" da empresa petrolífera.

"A situação financeira da empresa resultou mais deteriorada em 2016 do que nos anos anteriores, porque a produção caiu mais de 300.000 barris diários (quase 12%) em relação a 2015, ao que se soma a queda dos preços do petróleo", disse aos jornalistas o deputado e economista José Guerra.

"A PDVSA não tem recursos económicos para fazer investimentos. Todo o ingresso que recebe é para pagar a dívida e os poucos dólares que ficam tem que entregar ao Banco Central para garantir os investimentos", disse o parlamentar.

A imprensa venezuelana dá conta que a PDVSA estaria dando como garantia mais de metade das ações da Citgo para conseguir trocar os títulos por dinheiro efetivo.

A Citgo Petroleum Corporation é uma empresa refinadora de petróleo e comercializadora de gasolina, lubrificantes e petroquímicos nos EUA, da qual a PDVSA é associada.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório