Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Startups que vão representar Portugal serão conhecidas na 4.ª feira

As 66 startups vencedoras do concurso lançado pela Startup Portugal 'Road 2 Web Summit' e que vão representar Portugal na Web Summit vão ser conhecidas na quarta-feira e serão escolhidas entre 170 candidaturas aprovadas.

Startups que vão representar Portugal serão conhecidas na 4.ª feira
Notícias ao Minuto

16:25 - 20/09/16 por Lusa

Economia Web Summit

A menos de dois meses da Web Summit, o Hub Criativo do Beato, em Lisboa, foi o palco escolhido para todo um 'Pitch Day', dia em que cada startup (empresa em início de atividade) fará uma apresentação breve da sua empresa e em que as 66 que mais se destacarem pelo seu potencial inovador passam a ter acesso direto à edição de 2016 daquele que é considerado um dos principais eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo e à possibilidade de interação com o ecossistema empreendedor a nível global.

Lançado pela Startup Portugal (estratégia do Governo para o empreendedorismo) em parceria com o WebSummit, o concurso chega agora à sua fase final, depois de ter contado com 237 inscrições, das quais 170 startups aprovadas para o 'pitch', segundo disse o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, à Lusa.

"Este é o arranque de um caminho até à Web Summit, que vamos ter cá em novembro e durante três anos. Amanhã vão ser selecionadas as empresas que têm a enorme responsabilidade de representar Portugal na Web Summit e é com essas empresas que vamos estar a discutir, a ouvir, a aprovar e a premiar", disse Caldeira Cabral.

Entre startups, incubadoras de empresas, 'fablabs' e investidores, o dia seguirá preenchido com diversos momentos, um deles a oportunidade para ouvir o presidente da Web Summit, Paddy Cosgrave, o 'chief operating officer' (responsável pelas operações) da incubadora de Silicon Valley (São Francisco) Y Combinator, Qasar Younis, e o presidente executivo e fundador da portuguesa Hole 19 (aplicação móvel de golfe), Anthony Douglas.

Mas existirão ainda workshops, 'Office Hours' (horas de escritório) e sessões de 'Mentoring' (mentoria) que visam dotar as startups de 'coaching' (formação intensiva), de forma a beneficiarem da melhor preparação para uma representação na Web Summit.

Haverá ainda um 'Espaço Ecossistema', onde as startups e incubadoras foram convidadas a expor o seu projeto e que conta assim com mais de 100 projetos em exibição.

O anúncio das vencedoras vai ser feito na quarta-feira à tarde durante um evento, que conta com a presença do primeiro-ministro português, António Costa, do seu ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e do presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.

"São as melhores empresas de Portugal, são estas empresas inovadoras que nos vão representar no maior evento de startups a nível mundial, um evento que vem para Portugal e onde estarão mais de 50 mil empreendedores, alguns do maiores investidores mundiais na área da tecnologia e muitos dos que podem fazer destas 66 empresas, 66 empresas com grande futuro", reforçou o ministro da Economia, acrescentando que o evento vai trazer a Portugal "os melhores investidores, os melhores projetos e as melhores empresas".

O concurso 'Road 2 WebSummit' é organizado com o apoio técnico da Portugal Ventures (sociedade de capital de risco) e inclui um conjunto de iniciativas não apenas durante a Web Summit, mas ao longo de todo o ano e em todo o país.

As vencedoras do concurso terão ainda direito a frequentar os 'Road 2 Web Summit Bootcamps', ações de formação intensiva que irão decorrer em Braga e Lisboa.

Durante a cerimónia serão ainda entregues os prémios do concurso 'Ideas', do programa 'Born From Knlowledge', promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, onde as melhores ideias de negócio apresentadas por estudantes do ensino superior serão premiadas com bilhetes para a Web Summit.

A Web Summit é uma conferência global de tecnologia que decorrerá este ano em Lisboa (e nos dois anos seguintes, com possibilidade de mais dois anos), onde são aguardados mais de 50.000 participantes, de mais de 150 países, incluindo mais de 20.000 empresas, 7.000 presidentes executivos, 700 investidores e 2.000 jornalistas internacionais.

Entre os oradores, estarão os fundadores e presidentes executivos das maiores empresas de tecnologia, bem como importantes personalidades das áreas de desporto, moda e música.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório