Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Saldo das contas externas de Portugal cai 900 milhões até julho

As contas externas de Portugal registaram um saldo positivo de 249 milhões de euros até julho, o que representa uma queda de mais 900 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado, segundo o Banco de Portugal.

Saldo das contas externas de Portugal cai 900 milhões até julho
Notícias ao Minuto

14:22 - 20/09/16 por Lusa

Economia BdP

De acordo com uma nota estatística hoje publicada pelo banco central, nos primeiros sete meses de 2016, o saldo conjunto das balanças corrente e de capital situou-se em 249 milhões de euros, "inferior ao saldo de 1.161 milhões de euros registado no mesmo período de 2015".

A balança de capital contribuiu positivamente para este desempenho das contas de Portugal com o estrangeiro, tendo apresentado um saldo de 772 milhões de euros entre janeiro de julho deste ano, mas a balança corrente penalizou este indicador, com um défice de 522 milhões de euros no mesmo período.

No ano passado, até julho, a balança de capital teve um saldo positivo de 1.314 milhões de euros e a balança corrente apresentou um défice de 152 milhões de euros, colocando as contas externas de Portugal nos 1.161 milhões de euros nos primeiros sete meses de 2015.

O Banco de Portugal explica que "as componentes de rendimento primário e secundário da balança corrente e a balança de capital contribuíram para a deterioração do saldo acumulado" e que, "em sentido contrário, verificou-se um aumento do saldo da balança de bens e serviços, que apresentou um excedente de 2.186 milhões de euros, superior aos 1.607 milhões de euros registados no período homólogo".

Quanto à balança de bens e serviços, a instituição liderada por Carlos Costa indica que a sua evolução "deveu-se à redução das importações em 2,7% (variações de -3,2% nos bens e de -0,2% nos serviços)", que foi "superior ao decréscimo de 1,3% das exportações (variações de -2,4% nos bens e de 1% nos serviços)".

Já a rubrica 'viagens e turismo' apresentou um saldo positivo de 4.385 milhões de euros, "mais 11,5% do que em igual período de 2015".

O défice da balança de rendimento primário totalizou 3.062 milhões de euros até julho, um aumento de cerca de 609 milhões de euros em relação aos mesmos meses de 2015, o que se deve "sobretudo ao aumento dos rendimentos distribuídos a não residentes".

De acordo com a informação hoje divulgada pelo Banco de Portugal, "a redução dos fundos provenientes da União Europeia explica, em grande medida, a diminuição dos excedentes das balanças de rendimento secundário e de capital, embora a primeira tenha beneficiado da redução da contribuição financeira para a União Europeia".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório