Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

"Comissão reconhece que até maio a execução decorreu conforme previsto"

Ministério das Finanças desvaloriza alguns dos receios da Comissão Europeia em relação à economia nacional e salienta que o relatório divulgado hoje mostra que a estratégia geral está a correr da melhor maneira.

"Comissão reconhece que até maio a execução decorreu conforme previsto"
Notícias ao Minuto

15:05 - 19/09/16 por Bruno Mourão

Economia Orçamento

Foi com um comunicado repleto de otimismo que o Ministério das Finanças respondeu ao relatório da quarta missão de acompanhamento pós-programa de resgate divulgado esta manhã pela Comissão Europeia.

Salientando que o relatório tem em conta apenas o que aconteceu "até data da missão" (15 a 22 de junho), o Governo "regista a conclusão da Comissão de que, mesmo após o Programa de Ajustamento, o sistema financeiro continua exposto a alguns riscos", mas dá a capitalização da Caixa Geral de Depósitos como exemplo de que "continuará a desenvolver todas as ações necessárias para fortalecer o setor, em concertação com as instituições europeias".

"O fortalecimento do setor financeiro é uma das facetas da agenda de reformas estruturais que o Governo está a implementar", garante o Ministério no comunicado oficial enviado à redação do Economia ao Minuto.

O Executivo socialista volta a salientar que as perspetivas de crescimento mantêm-se e chama a atenção para "os desenvolvimentos positivos no mercado do trabalho": "Redução de 10% do número de desempregados (correspondendo à descida no 2º trimestre da taxa de desemprego para 10,8%, menos 1,6 pontos percentuais do que no 1º trimestre)".

Por mim, a execução orçamental é motivo de orgulho para o Ministério e para o Governo: "A Comissão reconhece que, até maio (dados usados neste relatório) a execução do Orçamento decorreu conforme previsto".

" Os dados mais recentes da execução orçamental, de julho, mostram que essa tendência se mantém, indicando que o défice das Administrações Públicas (AP) é 543 milhões de euros, inferior ao registado no período homólogo do ano passado, que o saldo primário das AP se situa nos 316 milhões de euros (mais 901 milhões de euros do que em 2015) e que o consumo intermédio está a diminuir 0,6% em relação ao ano passado", conclui o Ministério das Finanças.

[Notícia atualizada às 15h20]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório