Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 22º

BPI volta à vida com investidores a apostarem no sucesso da OPA

Compra da maior parte do capital do banco português pelo espanhol CaixaBank parece ser cada vez mais uma certeza inadiável. A assembleia-geral de quarta-feira poderá ser decisiva para definir o futuro do BPI.

BPI volta à vida com investidores a apostarem no sucesso da OPA
Notícias ao Minuto

13:38 - 19/09/16 por Bruno Mourão

Economia Mercado

O enorme nó que atava o BPI há longos meses parece estar prestes a ser desatado. Este fim de semana, um dos principais responsáveis pelas providências cautelares que bloquearam a aprovação da desblindagem de estatutos assumiu em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1 que a OPA espanhola "é inevitável" e abriu a porta ao sucesso da compra, lançando um frenesim nos mercados. 

Os mesmo investidores que tinham afundado as ações no início deste mês parecem ter voltado em força e os títulos do banco liderado por Fernando Ulrich sobem quase 6% para os 1,10 euros. A expectativa de sucesso da OPA do CaixaBank aumentou exponencialmente e uma boa parte da guerra pelo BPI poderá ficar decidida já esta quarta-feira. 

Ao que tudo indica, não existe margem para um terceiro adiamento da decisão sobre o desbloqueio dos estatutos e confirmando-se o voto favorável da maioria dos acionistas, o travão que Isabel dos Santos tem utilizado para evitar a OPA espanhola ficaria sem efeito. 

A passagem para controlo espanhol será certamente um momento marcante para o BPI, assinalando o final de uma era de domínio repartido de acordo com os estatutos limitadores dos votos de acionistas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório