Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Imposto sobre imóveis "é um assalto fiscal"

“O novo imposto pode ser o primeiro grande erro estratégico de António Costa”, acredita Marques Mendes, que fala numa medida que incide na "classe média".

Imposto sobre imóveis "é um assalto fiscal"
Notícias ao Minuto

21:31 - 18/09/16 por Goreti Pera

Economia Marques Mendes

Luís Marques Mendes não é recetivo ao novo imposto que se prevê que o Governo venha a aplicar sobre imóveis com um valor acima de 500 mil euros. No seu espaço de comentário na antena da SIC, o antigo líder do PSD admitiu tratar-se de um “um assalto fiscal” e de um imposto “insensato” e “criminoso para a economia”.

“Comprar uma casa implica pagar cinco impostos: um sobre os rendimentos que permitem adquiri-la, o IMT, o imposto de selo, o IMI e este novo imposto”, descreveu, atirando: “Isto é um assalto fiscal, não é justiça fiscal”.

“O novo imposto pode ser o primeiro grande erro estratégico de António Costa. Pode estar como a TSU esteve em 2011 para Passos Coelho, que afastou eleitores que nunca mais recuperou. Neste caso, o primeiro-ministro corre o risco de afastar uma quantidade enorme de investidores nacionais e estrangeiros”, entende o social-democrata.

No aspeto económico, Luís Marques Mendes coloca o foco nos investidores estrangeiros, que são assim “afastados”. “Nós temos pouquíssimo investimento estrangeiro, mas o pouco que temos é no imobiliário”, justificou.

Do ponto de vista político, admite Marques Mendes que “Bloco de Esquerda e PCP estão na sua praia, porque sempre foram a favor disto”, mas esta medida “é um problema para o Partido Socialista, que sempre foi contra este tipo de modalidade”.

Na opinião do comentador, este trata-se de um imposto que incide sobre “a classe média”, tal como o PSD já havia afirmado. A justificar este entendimento, o comentador explica que “na tradição portuguesa, as pessoas têm apetência pela propriedade”, não querendo isto dizer que sejam “ricas”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório