Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

No processo de decisão é importante ter "humildade" de corrigir desvios

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, considerou hoje que nem sempre as decisões tomadas são as acertadas, mas ressalvou que no processo de decisão é importante ter a "humildade" para corrigir o que for necessário.

No processo de decisão é importante ter "humildade" de corrigir desvios
Notícias ao Minuto

19:57 - 16/09/16 por Lusa

Economia Carlos Costa

"Decidir não significa necessariamente acertar sempre, significa prosseguir uma trajetória que no momento da decisão parece a mais acertada, que otimiza os resultados", disse hoje Carlos Costa, em Lisboa, na cerimónia de encerramento do Congresso dos Revisores Oficiais de Contas (ROC).

Para o responsável pelo regulador e supervisor bancário, que nos últimos anos tomou decisões como as medidas de resolução aplicadas ao Banco Espírito Santo (BES) e ao Banif, tomar uma decisão também implica "a capacidade de reconhecer desvios face ao objetivo".

"E significa a capacidade da humildade para tomar ações para corrigir os desvios", acrescentou Carlos Costa, referindo que neste processo é importante ter a informação necessária, o que nem sempre acontece.

"Esta crise financeira abalou significativamente a confiança e se algo ficou claro é que temos necessidade de restaurar a confiança para assegurar que há capacidade de ação comum nas atomizações que resultam das ações individuais. O valor da informação neste contexto é importantíssimo", considerou o governador do Banco de Portugal.

Para ter acesso à informação, Carlos Costa disse que os supervisores dependem em muito do trabalho dos auditores externos, como os ROC.

"A integridade da informação durante o processo que envolve auditores externos, controladores internos e os próprios reguladores é determinante para o sucesso do supervisor", afirmou, num congresso com centenas de Revisores Oficiais de Contas a quem pediu que façam o seu trabalho com "independência" face às empresas de que analisam as contas e sem "tentações de opacidade", de esconder informação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório