Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Auditoras podem ter "tentação" de esconder informação aos supervisores

O governador do Banco de Portugal disse hoje que as auditoras externas das empresas podem ter a "tentação" de tornarem a informação opaca para os supervisores, dificultando o trabalho destes, e defendeu uma atitude "cética" face às empresas cujas contas analisam.

Auditoras podem ter "tentação" de esconder informação aos supervisores
Notícias ao Minuto

19:55 - 16/09/16 por Lusa

Economia Carlos Costa

"Não gostaria que o auditor externo fosse agente e motor de complexidade e que promova a opacidade. O auditor externo tem de ser agente e motor de transparência, agente e motor de informação, e não de opacidade, sob pena de se estar a enganar a si próprio e a criar dificuldades ao supervisor", disse hoje Carlos Costa no encerramento do congresso dos Revisores Oficiais de Contas (ROC), em Lisboa.

O responsável pelo regulador e supervisor bancário afirmou ainda que pode haver "algumas tentações às vezes [para o auditor externo/ROC] servir como agente de opacidade" e defendeu que, nesses casos, a Ordem dos ROC deve atuar de forma exemplar.

"Para a Ordem no seu todo há um dever adicional, há o dever de salvaguardar padrões de desempenho, padrões éticos, de independência, ou seja, ter a capacidade de disciplina sobre seus membros de modo a que aquilo que acontece com um dos seus membros não possa manchar e criar desconfiança sobre o exercício da atividade", afirmou o responsável.

Para Carlos Costa, perante a crescente complexidade das empresas os auditores externos têm de ter ferramentas e processos mais capazes e de irem além do habitual na análise das contas, como compreenderem "os laços e as ameaças da organização com os 'stakeholders' [partes interessadas] ".

Além disso, afirmou, as auditoras externas têm de agir em "cooperação" com os supervisores e passar para estes a informação que detêm com transparência para os supervisores.

E ambos, disse Carlos Costa, têm de ser "céticos" face à instituição que estão a analisar.

O governador do Banco de Portugal considerou ainda que para o supervisor é importante perceber os planos de auditoria e controlo que os auditores externos usam para saber "em que medida as preocupações do supervisor estão a ser respondidas pelas análises".

"Estamos do mesmo lado e o lado é único, o do reforço da confiança pública. Sem isso não há desenvolvimento do país porque não há capacidade de colocar a poupança do país ao serviço do investimento", afirmou.

Os escândalos financeiros que têm existido nos bancos, tanto em Portugal como no estrangeiro, com a descoberta de irregularidades e 'buracos' financeiros, levaram a que fosse colocado em causa o papel dos auditores externos responsáveis por avaliar as contas dessas empresas por as suas ações não terem servido para evitar o que se viria a passar.

Em Portugal, o vice-governador do Banco de Portugal Pedro Duarte Neves teve mesmo um conflito que se tornou público com a consultora KPMG, que auditava as contas do Banco Espírito Santo (BES), relacionado com a data em que terá sido avisado pela auditora sobre "indícios" de novos problemas no banco então liderado por Ricardo Salgado.

O presidente da KPMG Portugal e KPMG Angola, Sikander Sattar, foi uma das pessoas ouvidas na comissão de inquérito parlamentar ao caso BES em janeiro de 2015, designadamente sobre as contas do BES Angola (BESA).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório