Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Finanças congratulam-se com decisão de manter rating estável

O Ministério das Finanças congratulou-se hoje com a decisão da agência Standard & Poor's (S&P) de manter o 'rating' em 'BB+', ou 'lixo' e a perspetiva da República Portuguesa estável

Finanças congratulam-se com decisão de manter rating estável
Notícias ao Minuto

19:40 - 16/09/16 por Lusa

Economia S&P

"Apraz-nos registar o aumento de confiança da agência na consolidação orçamental, complementado por uma melhoria no perfil de maturidades da dívida pública e por uma manutenção dos custos de financiamento a níveis sustentáveis", refere o gabinete de Mário Centeno em comunicado.

A decisão da S&P, segundo a tutela, é "um estímulo à prossecução do caminho de rigor e de reforma, que tem vindo a ser seguido pelo Governo".

Sobre os riscos para os quais alerta a S&P, segundo o gabinete de Centeno, estes advêm principalmente da componente externa.

"Em resposta a estes desafios, as empresas estão a adaptar as suas estratégias de diversificação de mercados para mitigar riscos exógenos à economia portuguesa. Por seu lado, o Governo está determinado na estabilização do sector financeiro e na implementação dos programas de apoio à capitalização, modernização e internacionalização das empresas portuguesas", refere.

O Ministério das Finanças lembra estar em curso a preparação do Orçamento do Estado para 2017, que respeitando os compromissos do Estado com credores e instituições internacionais, "favorecerá o crescimento económico e a criação de emprego, contribuindo para um aumento da confiança na economia portuguesa".

A S&P comunicou hoje que manteve o 'rating' atribuído a Portugal em 'BB+', ou 'lixo', com perspetiva estável, mostrando-se preocupada com o abrandamento da recuperação económica e dos "desafios prolongados" na banca.

Em comunicado, a S&P manteve a nota de 'BB+' atribuída a Portugal, que é a primeira do nível de não investimento ou investimento especulativo (o chamado 'lixo'), com perspetiva 'estável', o que significa que o 'rating' deve manter-se na próxima revisão.

"Acreditamos que a recuperação económica de Portugal vai desacelerar em 2016, devido sobretudo a um abrandamento das exportações e do investimento, o que também reflete os desafios prolongados nos bancos portugueses", afirma a agência de 'rating'.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório