Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Agências de 'rating' confirmaram que não há motivo para apoquentações

O primeiro-ministro comentou hoje, em Bratislava, que as agências de 'rating' confirmaram que não há motivo para apoquentações com a situação de Portugal, ao considerarem que a perspetiva do país é "estável", não antevendo portanto "nenhum tipo de crise".

Agências de 'rating' confirmaram que não há motivo para apoquentações
Notícias ao Minuto

19:15 - 16/09/16 por Lusa

Economia Costa

À saída de uma cimeira informal de líderes europeus na capital eslovaca, António Costa, questionado sobre a decisão da agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) de manter hoje o 'rating' atribuído a Portugal em 'BB+', ou 'lixo', com perspetiva estável, disse que regista esta estabilidade observada, "depois de muita especulação ao longo desta semana sobre o que é que iria e não iria acontecer nos mercados".

"Verificámos em primeiro lugar que hoje o Banco de Portugal veio dizer que a economia portuguesa no último mês teve um comportamento melhor que nos meses anteriores, e portanto está numa trajetória que esperamos que se confirme ascendente. Verificámos em segundo lugar que houve uma emissão de dívida que correu com total normalidade e em boas condições. E verificámos depois que três agências de 'rating' se pronunciaram, todas elas mantendo um Outlook, ou seja, uma perspetiva estável quanto à evolução do país, e portanto não antevendo nenhum tipo de crise", assinalou.

António Costa lembrou que outras agências de notação se pronunciaram do mesmo modo, o que considera ser até animador.

"A Moody's já o tinha dito, a DBRS já o tinha dito, hoje disse-o a Standard & Poors. Confirma aquilo que nós tínhamos dito: não há nenhuma razão para estarmos apoquentados, e, pelo contrário, devemos estar animados e procurar com firmeza prosseguir a gestão orçamental que temos vindo a prosseguir" e que permitirá a Portugal cumprir as metas de défice.

A S&P manteve hoje o 'rating' atribuído a Portugal em 'BB+', ou 'lixo', com perspetiva estável, mostrando-se preocupada com o abrandamento da recuperação económica e dos "desafios prolongados" na banca.

Em comunicado, a S&P manteve a nota de 'BB+' atribuída a Portugal, que é a primeira do nível de não investimento ou investimento especulativo (o chamado 'lixo'), com perspetiva 'estável', o que significa que o 'rating' deve manter-se na próxima revisão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório