Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Eixo Atlântico destaca empenho de Juncker em acabar com roaming

O Eixo Atlântico, associação transfronteiriça do Norte e da Galiza destacou hoje o empenho do presidente da Comissão Europeia em corresponder às expetativas daquela associação quanto ao fim das taxas de 'roaming' previsto para junho de 2017.

Eixo Atlântico destaca empenho de Juncker em acabar com roaming
Notícias ao Minuto

15:35 - 16/09/16 por Lusa

Economia Telecomunicações

Em carta enviada a Jean-Claude Juncker e a que a agência Lusa teve hoje acesso, o secretário-geral da associação que congrega 38 municípios do Norte de Portugal e da Galiza, Xoan Mao "agradeceu a posição honesta e coerente mantida no debate sobre o Estado da União relativamente aos direitos dos cidadãos europeus no que diz respeito ao desaparecimento do 'roaming' [serviço pago que permite utilizar o equipamento móvel no estrangeiro]".

No passado dia 9 de setembro, a Comissão Europeia retirou a sua proposta sobre o fim das taxas de 'roaming', seguindo instruções dadas pelo seu presidente, Jean-Claude Juncker, devendo um novo texto ser apresentado nos próximo dias.

"Tendo em conta o 'feedback' recebido, o presidente Juncker deu instruções aos serviços para retirarem o texto e trabalharem numa nova proposta", disse, na altura, um porta-voz do executivo europeu, Alexander Winterstein.

O porta-voz reiterou que as taxas cobradas para a utilização do telefone móvel e dados noutro Estado-membro irão terminar na data prevista, garantindo que uma nova proposta será apresentada a curto prazo. Sobre o novo texto, Winterstein não quis adiantar pormenores.

Contatado pela agência Lusa, o secretário-geral do Eixo Atlântico congratulou-se com a decisão de Juncker "de retirar o texto para o melhorar" adiantando que o novo documento "incluirá as propostas apresentadas pelo Eixo Atlântico relativamente ao fim do 'roaming' para as populações e trabalhadores transfronteiriços".

Xoan Mao destacou ainda que o presidente da Comissão Europeia "colocou este tema no centro do debate político" e apelou à exclusão, da nova proposta, do limite de 90 dias por ano ou 30 dias seguidos para o uso de 'roaming' gratuito, após o qual as operadoras passariam a cobrar taxas.

Na missiva enviada ao presidente da Comissão Europeia, o Eixo Atlântico voltou a alertar para o "problema" do programa Erasmus, de apoio à mobilidade de estudantes e docentes do Ensino Superior entre Estados-membros da União Europeia e Estados associados, e que permite a alunos que estudem noutro país por um período entre 3 e 12 meses.

"Se não se conseguir o fim do 'roaming' será surreal que os utilizadores de uma das ações mais carismáticas da União Europeia e que mais contribui para uma imagem positiva entre os cidadãos - que, muitas vezes, recebem bolsas insuficientes para se formarem noutro país- sejam penalizados economicamente por políticas especulativas dos operadores económicos numa Europa que pretende e deve ser a União Europeia da formação, do conhecimento e da Investigação".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório