Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

António Mota alerta para riscos de deixar banca em mãos estrangeiras

O presidente da Mota-Engil defendeu hoje que as empresas portuguesas precisam do apoio de bancos com capitais portugueses fortes e alertou para os riscos de deixar a banca em mãos estrangeiras.

António Mota alerta para riscos de deixar banca em mãos estrangeiras
Notícias ao Minuto

14:43 - 15/09/16 por Lusa

Economia Mota-Engil

"Tenho muito receio que, se não houver bom senso, a banca portuguesa seja quase toda estrangeira, e eu não tenho vergonha nenhuma nem medo de dizer que a banca espanhola não apoia as construtoras portuguesas", afirmou António Mota no XII Congresso dos Revisores Oficiais de Contas.

Por isso, defendeu, "é preciso uma Caixa Geral de Depósitos forte e era conveniente pelo menos mais um banco que tivesse maioritariamente capitais portugueses".

Sublinhou ainda que é fundamental encontrar apoios para os PALOP, "para que as empresas se consigam manter" sob pena de uma nova "leva de desempregados para Portugal" e de "mais uma leva de falências no setor da construção".

António Mota disse que é preciso capitalizar a banca nacional e criar linhas de financiamento e garantias para apoiar "as boas empresas, independentemente da sua dimensão", já que não são os bancos franceses ou espanhóis que vão apoiar o financiamento das construtoras portuguesas que querem ir para África.

"[Não teremos] nenhum acesso se não tivermos banca comercial efetiva em Portugal e que defenda os interesses das empresas portuguesas", reforçou.

António Mota sublinhou que o maior problema da Mota-Engil é o setor financeiro português, considerando que "a exposição ao setor da construção tinha de ser reduzida, mas não desaparecer" e lembrando que as empresas precisam de garantias bancárias para ir aos concursos.

"Não faz sentido que para ir para a Colômbia não possa apresentar uma garantia bancária porque é lixo e tenha de ir ao México. O financiamento de operações internacionais é muito complicado", lamentou o presidente da Mota-Engil, adiantando que não foi para o México para fugir aos impostos, mas porque precisa do apoio de uma banca forte que "não existe" em Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório