Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Encomendas de farinha de trigo tentam baixar preço do pão em Luanda

O Entreposto Aduaneiro de Luanda começou quarta-feira a vender farinha de trigo diretamente a industriais de panificação, no âmbito de um programa estatal que prevê a chegada de encomendas quinzenais daquela matéria-prima para tentar baixar o preço do pão.

Encomendas de farinha de trigo tentam baixar preço do pão em Luanda
Notícias ao Minuto

13:43 - 15/09/16 por Lusa

Economia África

A primeira remessa de farinha de trigo prevê a distribuição de 40 contentores, cujo saco será vendido a menos de 10.000 kwanzas (53,60 euros), de forma a acabar com a escassez do produto. Esta situação, além do aumento do preço do pão também tem provocado enormes filas em padarias por toda a capital.

Um pão pequeno que antes custava à volta de 20 kwanzas (10 cêntimos de euro) chega a valer agora entre 70 a 100 kwanzas (37 a 53 cêntimos), enquanto um cassete, maior, passou para o dobro, 100 kwanzas.

"Os números [quantidades de farinha] neste momento não são os necessários e suficientes. Mas, se conseguirmos manter e sustentar este programa de aquisição de farinha de trigo, deixará de haver constrangimentos ao nível do preço do pão. De 15 em 15 dias teremos sempre farinha a chegar", explicou o presidente do conselho de administração da empresa, Jofre Van-Dúnem.

A medida abrange os 59 industriais de Luanda reconhecidos pela associação do setor, que assim terão acesso a farinha de trigo a menos de um terço do custo praticado atualmente por alguns fornecedores.

É que devido às alegadas dificuldades na importação de farinha de trigo, pela falta de divisas, o custo deste produto subiu em flecha.

Em média, o preço do saco de 50 quilos de farinha trigo passou de cerca de 3.000 kwanzas (16 euros) para quase 30.000 (161 euros), em menos de dois meses, com os fornecedores a alegarem dificuldades de importação, por falta de divisas tendo em conta a crise que Angola atravessa.

A partir de outubro a venda da farinha de trigo será alargada a outros profissionais, admite a administração do Entreposto Aduaneiro de Luanda.

Criado em 2002, o entreposto assume a função de gestor da reserva estratégica do Estado, tentando manter estabilidade dos preços do mercado, afetada nos últimos meses pelas consequências da crise provocada pela quebra nas receitas petrolíferas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório