Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Governo: aumento dos apoios sociais é "financeiramente suportável"

O ministro da Segurança Social garantiu hoje que o aumento do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) é "financeiramente suportável" e que "tem a vantagem" de significar a "reposição do financiamento normal" dos mecanismos de apoio social.

Governo: aumento dos apoios sociais é "financeiramente suportável"
Notícias ao Minuto

18:26 - 14/09/16 por Lusa

Economia Vieira da Silva

Em Guimarães, para inaugurar a nova sede da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), Vieira da Silva, que tem também as pastas do Trabalho e Solidariedade a seu cargo, reconheceu que o aumento anunciado é "pouco significativo" em termos numéricos, explicando que é uma subida que acompanha o valor da inflação, que está "baixa em termos históricos".

O IAS serve para o cálculo direto de várias prestações sociais, nomeadamente o subsídio de desemprego ou o complemento solidário para idosos, não sendo atualizado há sete anos.

"Não é um crescimento muito relevante em termos numéricos, mas tem a vantagem de significar que também nesta área repomos o financiamento normal dos nossos mecanismos de apoio social, depois de um período difícil e conturbado em que este valor congelado", afirmou Vieira da Silva.

Questionado sobre o impacto do aumento do IAS nas contas do Estado, o ministro não respondeu, remetendo para o Orçamento do Estado de 2017.

No entanto, Vieira da Silva deixou uma garantia: "os cálculos que são feitos são cálculos que nos garantem que é uma aproximação, um regresso à normalidade que é financeiramente sustentável".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório